O uso da gestão de projetos para a implantação de uma gestão da informação integrada e participativa: a experiência da coordenadoria de educação aberta e a distância da Universidade Federal de Viçosa-MG
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n4p78Resumo
A gerência da Educação a Distância exige que seus gestores executem tarefas de planejamento, sistematização, organização, direção e controle de processos e projetos e por isso não pode prescindir de um gerenciamento da informação que atenda aos requisitos de integração, de responsabilidade coletiva e de participação. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo a implementação da gestão da informação na Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Viçosa (CEAD-UFV), seguindo a metodologia de gerenciamento de projetos com base numa modificação dodotProject, um software livre de código aberto. Para tanto, foi desenvolvido e implementado um sistema de gerenciamento da informação na Coordenadoria, com base na metodologia da gestão de projetos para organizações de tecnologia da informação e comunicação. Constatou-se que o modelo implantado ofereceu à CEAD-UFV uma visão sistêmica de seus projetos e dinamizou o fluxo de informações. A experiência mostrou ainda que a gestão baseada nagerência de projetos permite enfatizar a sinergia entre grupos necessária no contexto de EaD.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).