O uso da gestão de projetos para a implantação de uma gestão da informação integrada e participativa: a experiência da coordenadoria de educação aberta e a distância da Universidade Federal de Viçosa-MG

Autores

  • Leo Jaime Ribeiro Faria
  • Telma Regina da Costa Guimarães Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n4p78

Palavras-chave:

Gestão da informação, Gestão de projetos, Educação a distância

Resumo

A gerência da Educação a Distância exige que seus gestores executem tarefas de planejamento, sistematização, organização, direção e controle de processos e projetos e por isso não pode prescindir de um gerenciamento da informação que atenda aos requisitos de integração, de responsabilidade coletiva e de participação. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo a implementação da gestão da informação na Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Viçosa (CEAD-UFV), seguindo a metodologia de gerenciamento de projetos com base numa modificação dodotProject, um software livre de código aberto. Para tanto, foi desenvolvido e implementado um sistema de gerenciamento da informação na Coordenadoria, com base na metodologia da gestão de projetos para organizações de tecnologia da informação e comunicação. Constatou-se que o modelo implantado ofereceu à CEAD-UFV uma visão sistêmica de seus projetos e dinamizou o fluxo de informações. A experiência mostrou ainda que a gestão baseada nagerência de projetos permite enfatizar a sinergia entre grupos necessária no contexto de EaD.

Downloads

Publicado

2012-01-01