Proposição de indicadores para o corpo discente e análise de agrupamentos aplicada aos cursos de graduação da UFES

Autores

  • Jaime Souza Sales Junior Universidade Federal do Espírito Santo
  • Jádia Petri Penholato Universidade Federal do Espírito Santo
  • Igor da Silva Erler Universidade Federal do Espírito Santo
  • Teresa Cristina Janes Carneiro Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n2p106

Resumo

Este estudo propôs a formulação de indicadores de desempenho para o corpo discente para os cursos de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo e testou o potencial desses indicadores como classificadores dos cursos de graduação da instituição por meio do método estatístico de análise de agrupamentos. Os indicadores propostos foram: demanda candidato por vaga no vestibular, número de alunos ingressantes, matriculados e diplomados, índice de evasão, envolvimento do discente com pesquisa, índice de reprovação, conceito do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e Conceito Preliminar de Curso (CPC). A partir de seis indicadores, a análise de agrupamentos dividiu os 63 cursos analisados em quatro grupos. Os grupos formados mostraram-se heterogêneos, sendo o primeiro formado por cursos com alta demanda no vestibular e alto número de matriculados, o segundo por maior envolvimento com a pesquisa, o terceiro por atraso na integralização do curso e o quarto pelos maiores índices de reprovação e evasão. A análise discriminante foi utilizada para validar os resultados e mostrou um resultado satisfatório, com três funções discriminantes estatisticamente significantes, classificando corretamente 98,6% das observações sob análise.

Biografia do Autor

Jaime Souza Sales Junior, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrado Profissional em Gestão Pública

Universidade Federal do Espírito Santo

Jádia Petri Penholato, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrado Profissional em Gestão Pública

Universidade Federal do Espírito Santo

Igor da Silva Erler, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrado Profissional em Gestão Pública

Universidade Federal do Espírito Santo

Teresa Cristina Janes Carneiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Profa. Mestrado Profissional em Gestão Pública

Universidade Federal do Espírito Santo

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Publicado

2013-04-29

Edição

Seção

Artigos