Proposição de indicadores para o corpo discente e análise de agrupamentos aplicada aos cursos de graduação da UFES
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n2p106Abstract
Este estudo propôs a formulação de indicadores de desempenho para o corpo discente para os cursos de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo e testou o potencial desses indicadores como classificadores dos cursos de graduação da instituição por meio do método estatístico de análise de agrupamentos. Os indicadores propostos foram: demanda candidato por vaga no vestibular, número de alunos ingressantes, matriculados e diplomados, índice de evasão, envolvimento do discente com pesquisa, índice de reprovação, conceito do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e Conceito Preliminar de Curso (CPC). A partir de seis indicadores, a análise de agrupamentos dividiu os 63 cursos analisados em quatro grupos. Os grupos formados mostraram-se heterogêneos, sendo o primeiro formado por cursos com alta demanda no vestibular e alto número de matriculados, o segundo por maior envolvimento com a pesquisa, o terceiro por atraso na integralização do curso e o quarto pelos maiores índices de reprovação e evasão. A análise discriminante foi utilizada para validar os resultados e mostrou um resultado satisfatório, com três funções discriminantes estatisticamente significantes, classificando corretamente 98,6% das observações sob análise.
Downloads
Published
Issue
Section
License
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).