Um panorama sobre os estudos relacionados à temática educação e sustentabilidade

Adilson Carlos da Rocha, Caroline Rosseto Camargo, Jordana Marques Kneipp, Lucas Veiga Ávila, Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n2p160

O estudo tem como objetivo analisar as características das publicações sobre Educação e Sustentabilidade (Education and Sustainability), nas bases de dados Web of Science (WOS) e Scopus, no período de 1991 a 2012, e identificar quais tópicos estão sendo estudados junto a este tema e quais são os mais relevantes (hot topics), realizando uma comparação dos resultados encontrados nas duas bases de dados (WOS e Scopus).  O estudo possui abordagem quantitativa tendo em vista que procurou quantificar algumas variáveis referentes à produção científica sobre o tema pesquisado. A busca das publicações sobre Educação e Sustentabilidade no período de 1991 a 2012, encontrou 2.419 publicações na base WOS e 5.124 na Scopus. Comparando-se ambas as bases pesquisadas verificou-se que o número de publicações aumentou de forma expressiva na última década e que os Estados Unidos lidera o ranking quanto ao número de publicações. Percebe-se que em ambas as bases de dados, os autores das publicações mais citadas não estão entre os autores que mais publicaram no período. Constatou-se que as publicações com maior número de citações estão relacionadas à área da saúde, e, as publicações que ocupam 1º e 2º lugar no ranking das mais citadas são as mesmas tanto na base WOS quanto na Scopus.


Palavras-chave


Sustentabilidade; Educação; Bibliometria

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n2p160

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista GUAL, encaminhe um e-mail para revistagual@gmail.com.

 This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.