Um panorama sobre os estudos relacionados à temática educação e sustentabilidade

Autores

  • Adilson Carlos da Rocha Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Caroline Rosseto Camargo Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Jordana Marques Kneipp Universidade Federal de Santa Maria
  • Lucas Veiga Ávila Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga Doutora em Agronegócios - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n2p160

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar as características das publicações sobre Educação e Sustentabilidade (Education and Sustainability), nas bases de dados Web of Science (WOS) e Scopus, no período de 1991 a 2012, e identificar quais tópicos estão sendo estudados junto a este tema e quais são os mais relevantes (hot topics), realizando uma comparação dos resultados encontrados nas duas bases de dados (WOS e Scopus).  O estudo possui abordagem quantitativa tendo em vista que procurou quantificar algumas variáveis referentes à produção científica sobre o tema pesquisado. A busca das publicações sobre Educação e Sustentabilidade no período de 1991 a 2012, encontrou 2.419 publicações na base WOS e 5.124 na Scopus. Comparando-se ambas as bases pesquisadas verificou-se que o número de publicações aumentou de forma expressiva na última década e que os Estados Unidos lidera o ranking quanto ao número de publicações. Percebe-se que em ambas as bases de dados, os autores das publicações mais citadas não estão entre os autores que mais publicaram no período. Constatou-se que as publicações com maior número de citações estão relacionadas à área da saúde, e, as publicações que ocupam 1º e 2º lugar no ranking das mais citadas são as mesmas tanto na base WOS quanto na Scopus.

Biografia do Autor

Adilson Carlos da Rocha, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Administração PPGA - Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Caroline Rosseto Camargo, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Administração PPGA - Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Jordana Marques Kneipp, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Administração PPGA - Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Lucas Veiga Ávila, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Administração PPGA - Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga, Doutora em Agronegócios - UFRGS

Docente no Programa de Pós-graduação em Administração PPGA - Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Downloads

Publicado

2013-04-29

Edição

Seção

Artigos