Atuação dos núcleos de inovação tecnológica na promoção do desenvolvimento regional a partir da abordagem da tríplice hélice
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n4p171Resumo
Na economia contemporânea o conhecimento, a inovação e a interação de universidade, empresa e governo tem relevância para seu desenvolvimento. A empresa concentra suas atividades produtivas na economia, o governo exerce papel regulamentador na garantia da estabilidade das interações dos atores desse processo. A universidade possui seu pilar no conhecimento, formando assim a Tríplice Hélice. Dessa forma, essa pesquisa buscou identificar quais são as relações já estabelecidas destes atores e quais as repercussões havidas neste contexto que integra universidades e empresas na busca de inovações tecnológicas. Para tanto, foi realizado um estudo de multicascos, análise de discurso para a avaliação das entrevistas em profundidade. Os achados deram conta que apesar de os atores envolvidos na Tríplice Hélice já terem um caminho construído existem muitos desafios a serem superados, principalmente no que tange ao hiato entre as universidades e o meio empresarial, bem como no ritmo de desenvolvimento dos projetos por parte das universidades.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).