Propensão à adoção de novas tecnologias por professores na produção de conteúdos educacionais: um estudo com base na teoria da difusão de inovações
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n4p23Resumo
Objetiva caracterizar os diferentes graus de aceitação das nTICs pelos professores participantes de um projeto de novas tecnologias aplicadas ao ensino, bem como identificar os fatores influenciadores da aceitação com base em algumas atributos do processo de adoção de inovação. É um estudo exploratório, realizado após a conclusão de um projeto de nTICs, onde se define a propensão para aceitação das novas tecnologias com base em três constructos: conclusão, experimentação e intenção de ampliar. As variáveis independentes foram retiradas do modelo de Rogers (2003) e de outros autores que ampliaram esse modelo. Dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas, tabelas de contingência, e teste do Chi-Square de Pearson. Conclui-se que apenas os constructos experimentação e intenção de ampliar puderam ser explicados pelas variáveis independentes e que as principais explicações encontram-se na categoria de atributos pessoais. Os atributos de vantagens percebidas e influências interpessoais respondem apenas razoavelmente pela propensão a adoção.
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