Propensão à adoção de novas tecnologias por professores na produção de conteúdos educacionais: um estudo com base na teoria da difusão de inovações

Autores

  • Telma Regina da Costa Guimarães Barbosa Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Maria de Lourdes de Carvalho Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Silvane Guimarães Silva Gomes Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • João Batista Mota Universidade Federal de Viçosa - UFV

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n4p23

Resumo

Objetiva caracterizar os diferentes graus de aceitação das nTICs pelos professores participantes de um projeto de novas tecnologias aplicadas ao ensino, bem como identificar os fatores influenciadores da aceitação com base em algumas atributos do processo de adoção de inovação. É um estudo exploratório, realizado após a conclusão de um projeto de nTICs, onde se define a propensão para aceitação das novas tecnologias com base em três constructos: conclusão, experimentação e intenção de ampliar. As variáveis independentes foram retiradas do modelo de Rogers (2003) e de outros autores que ampliaram esse modelo. Dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas, tabelas de contingência, e teste do Chi-Square de Pearson. Conclui-se que apenas os constructos experimentação e intenção de ampliar puderam ser explicados pelas variáveis independentes e que as principais explicações encontram-se na categoria de atributos pessoais. Os atributos de vantagens percebidas e influências interpessoais respondem apenas razoavelmente pela propensão a adoção.

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Publicado

2013-12-01

Edição

Seção

Artigos