Orçamento por desempenho: uma análise da relação entre desempenho e alocação de recursos em ações no orçamento de uma Instituição Federal de Ensino Superior

Maurício Vasconcellos Leão Lyrio, Verônica de Souza Melo, Maurício Mello Codesso, Rogério João Lunkes

Resumo


O presente artigo se insere no contexto da discussão sobre a alocação de recursos públicos, especificamente no âmbito de uma Instituição Federal de Ensino Superior – IFES – que nesse caso se configura como objeto de estudo. A partir de uma inquietação por parte dos autores em relação à utilização das informações sobre o desempenho no planejamento orçamentário da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC busca responder à seguinte pergunta de pesquisa: Existe correlação positiva entre o desempenho alcançado nos indicadores e os recursos alocados às ações orçamentárias no âmbito da Universidade Federal de Santa Catarina? Para o alcance de seu objetivo, os autores seguem uma corrente de pesquisa que surge de forma alinhada ao movimento por resultados iniciado com a crise fiscal dos anos de 1980, a saber, Performance-based Budgeting – PBB - ou orçamento por resultados ou desempenho. No que tange à metodologia o estudo se configura como descritivo, adotando uma abordagem quantitativa e utilizando-se de estatística descritiva para análise dos dados. Os resultados demonstraram fraca correlação entre o desempenho das ações do orçamento da instituição analisada e os recursos alocados a essas ações.


Palavras-chave


Setor Público; Orçamento; Orçamento por Desempenho; Instituição Pública de Ensino superior

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DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n1p148

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Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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