Estágio não obrigatório: contribuições para a formação acadêmica e profissional do estudante da UNIVATES

Autores

  • Jaqueline Lavall Centro Universitário UNIVATES
  • Júlia Elisabete Barden Centro Universitário UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n2p47

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo verificar as contribuições do estágio não obrigatório para a formação acadêmica e profissional dos estudantes da Univates. Para atingir esse objetivo, buscou-se compreender o perfil dos estagiários, cursos e empresas concedentes, a relação estabelecida entre a teoria com a prática e com o mercado de trabalho, além de verificar a necessidade de adotar novas práticas pela Univates em relação aos estágios não obrigatórios de seus estudantes. A revisão da literatura trata de temas como a evolução do estágio no Brasil, aspectos da Lei nº 11.788/08, que regulamenta o estágio não obrigatório, e conceitos de estágio. No que se refere à metodologia, trata-se de um estudo exploratório, realizado por meio de pesquisa bibliográfica e levantamento. Os resultados apontam que o estágio não obrigatório contribui de forma positiva para a formação acadêmica e profissional dos estudantes. Em contrapartida, foi revelado certo descontentamento com a supervisão realizada pela Univates, o que pode ser visto como uma oportunidade de melhoria para a Instituição.

Biografia do Autor

Jaqueline Lavall, Centro Universitário UNIVATES

Bacharel em Administração - Centro Universitário UNIVATES, Brasil.

Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas - Centro Universitário UNIVATES, Brasil.

Júlia Elisabete Barden, Centro Universitário UNIVATES

Graduação em Ciências Econômicas - Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.

Mestrado em Economia Rural - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

 

Doutorado em Economia- Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

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Publicado

2014-05-28

Edição

Seção

Artigos