Estágio não obrigatório: contribuições para a formação acadêmica e profissional do estudante da UNIVATES
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n2p47Resumen
O presente trabalho tem como objetivo verificar as contribuições do estágio não obrigatório para a formação acadêmica e profissional dos estudantes da Univates. Para atingir esse objetivo, buscou-se compreender o perfil dos estagiários, cursos e empresas concedentes, a relação estabelecida entre a teoria com a prática e com o mercado de trabalho, além de verificar a necessidade de adotar novas práticas pela Univates em relação aos estágios não obrigatórios de seus estudantes. A revisão da literatura trata de temas como a evolução do estágio no Brasil, aspectos da Lei nº 11.788/08, que regulamenta o estágio não obrigatório, e conceitos de estágio. No que se refere à metodologia, trata-se de um estudo exploratório, realizado por meio de pesquisa bibliográfica e levantamento. Os resultados apontam que o estágio não obrigatório contribui de forma positiva para a formação acadêmica e profissional dos estudantes. Em contrapartida, foi revelado certo descontentamento com a supervisão realizada pela Univates, o que pode ser visto como uma oportunidade de melhoria para a Instituição.