Análise do processo de implantação do Balanced Scorecard (BSC) em uma instituição de ensino superior

Autores

  • Josilene Martins Rocha Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Alam de Oliveira Casartelli Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n3p268

Palavras-chave:

Balanced Scorecard, Planejamento estratégico, Ensino superior

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo avaliar os fatores críticos para a implantação da metodologia de balanced scorecard (BSC) em uma instituição de ensino superior (IES). O método utilizado consistiu em uma pesquisa exploratória, por meio de entrevistas em profundidade realizadas com oito gestores que tiveram atuação importante no processo de implantação do BSC. A análise de dados iniciou com a transcrição das entrevistas e posterior avaliação do conteúdo, sendo destacado como positivo o reconhecimento da importância do planejamento estratégico (PE) para as IES; a existência de um foco estratégico comum; a definição de prioridades institucionais abrangentes; a criação de uma equipe de implantação capaz de disseminar a metodologia do BSC; possuir uma ferramenta da tecnologia da informação para apoiar o processo e contar com a participação ativa da alta administração. Além disso, foram apontados como desafios a maior apropriação da ferramenta pelos usuários; a integração do sistema de BSC aos demais utilizados pela Universidade e o aprofundamento da cultura de gestão estratégica de longo prazo.

Biografia do Autor

Josilene Martins Rocha, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Possui graduação em Administração - Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e Especialização em Gestão Estratégica de Negócios pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é técnico administrativo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Planejamento e Marketing

Alam de Oliveira Casartelli, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Possui Graduação em Administração de empresas, Mestrado em Gestão Empresarial e Doutorado em Comunicação Social. É professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Possui a função de Assessor de Planejamento da Reitoria da PUCRS. Tem experiência nas áreas de Administração, Gestão universitária, Educação e Marketing político. É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS. Atua também como avaliador Institucional do MEC.

Downloads

Publicado

2014-11-07

Edição

Seção

Artigos