Análise do processo de implantação do Balanced Scorecard (BSC) em uma instituição de ensino superior

Josilene Martins Rocha, Alam de Oliveira Casartelli

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n3p268

O presente trabalho tem por objetivo avaliar os fatores críticos para a implantação da metodologia de balanced scorecard (BSC) em uma instituição de ensino superior (IES). O método utilizado consistiu em uma pesquisa exploratória, por meio de entrevistas em profundidade realizadas com oito gestores que tiveram atuação importante no processo de implantação do BSC. A análise de dados iniciou com a transcrição das entrevistas e posterior avaliação do conteúdo, sendo destacado como positivo o reconhecimento da importância do planejamento estratégico (PE) para as IES; a existência de um foco estratégico comum; a definição de prioridades institucionais abrangentes; a criação de uma equipe de implantação capaz de disseminar a metodologia do BSC; possuir uma ferramenta da tecnologia da informação para apoiar o processo e contar com a participação ativa da alta administração. Além disso, foram apontados como desafios a maior apropriação da ferramenta pelos usuários; a integração do sistema de BSC aos demais utilizados pela Universidade e o aprofundamento da cultura de gestão estratégica de longo prazo.


Palavras-chave


Balanced Scorecard; Planejamento estratégico; Ensino superior

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DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n3p268

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Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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