Análise do processo de implantação do Balanced Scorecard (BSC) em uma instituição de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n3p268Resumo
O presente trabalho tem por objetivo avaliar os fatores críticos para a implantação da metodologia de balanced scorecard (BSC) em uma instituição de ensino superior (IES). O método utilizado consistiu em uma pesquisa exploratória, por meio de entrevistas em profundidade realizadas com oito gestores que tiveram atuação importante no processo de implantação do BSC. A análise de dados iniciou com a transcrição das entrevistas e posterior avaliação do conteúdo, sendo destacado como positivo o reconhecimento da importância do planejamento estratégico (PE) para as IES; a existência de um foco estratégico comum; a definição de prioridades institucionais abrangentes; a criação de uma equipe de implantação capaz de disseminar a metodologia do BSC; possuir uma ferramenta da tecnologia da informação para apoiar o processo e contar com a participação ativa da alta administração. Além disso, foram apontados como desafios a maior apropriação da ferramenta pelos usuários; a integração do sistema de BSC aos demais utilizados pela Universidade e o aprofundamento da cultura de gestão estratégica de longo prazo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).