Compartilhamento de conhecimento: os meios utilizados no contexto da educação a distância

Autores

  • Carolina Schmitt Nunes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maurício Rissi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marina Keiko Nakayama Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andressa Sasaki Vasques Pacheco Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n1p68

Resumo

O objetivo do artigo é identificar e analisar os meios pelos quais os integrantes de um curso de graduação na modalidade a distância utilizam para compartilhar conhecimento. A pesquisa foi realizada com agentes do curso de graduação a distância em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina. Foram realizadas 29 entrevistas com participantes de seis diferentes funções no curso. Como principais resultados, verificou-se que o compartilhamento de conhecimento ocorre de espontâamente e também formalmente. Usam-se diferentes meios para o compartilhamento, os mais recorrentes são: e-mail, site, blogs, chats e redes sociais como meios que fazem uso de  tecnologias da informação. Observou-se também que os encontros presenciais são momentos de compartilhamento intenso e o polo de apoio presencial se caracteriza como um ambiente adequado para que esse processo ocorra.

Biografia do Autor

Carolina Schmitt Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda e Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina na área de mídia e conhecimento. É Administradora pela Universidade Federal de Santa Catarina, desenvolveu seu trabalho de conclusão de curso e a dissertação em compartilhamento de conhecimento na EaD. Durante a graduação realizou atividades de monitoria, consultoria e pesquisa nas áreas de Recursos Humanos e Logística. Atualmente atua em projetos de Educação a Distância e avaliação de tecnologias educacional e realiza estágio docência em disciplinas de gestão do conhecimento para a graduação. É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Observação de Gestão, Aprendizagem e Pessoas - NEOGAP. Áreas de interesse em pesquisa: compartilhamento de conhecimento, gestão de pessoas, confiança, redes sociais, tecnologia educaciona

Maurício Rissi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (2013), pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado (2007) e Mestre (2010) em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina Servidor técnico-administrativo da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando como Agente Patrimonial e Gestor de Processos. Professor das disciplinas de empreendedorismo e Planejamento Estratégico da Aero TD - Faculdade de Tecnologia e Escola de Aviação Civil . Tem experiência na área de Educação a distância, participa do Projeto Aluno Integrado edições 2010 e 2013. Áreas de interesse: Gestão do Conhecimento, Inovação, Gestão de processos, Administração; Gestão Universitária; Educação a distância.

Marina Keiko Nakayama, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em administração na UFRGS, com estágio na HEC-Montreal-Canadá, concluído em 1997. Mestrado em Administração pela UFRGS e graduação em psicologia. Ministra as disciplinas de método cientifico em Engenharia e Gestão do Conhecimento, desenvolvimento humano e métodos qualitativos no Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC e ministra as disciplinas de Engenharia e Gestão do Conhecimento e Engenharia e Gestão da Inovação no curso de Engenharia de Materiais. Pesquisa na área de gestão do conhecimento, compartilhamento do conhecimento, ensino à distância, gestão de pessoas (foco em relações interpessoais)e segurança pública e tem como principal linha de pesquisa a questão da confiança no ambiente organizacional e de aprendizagem. Coordenadora do grupo de pesquisa NEOGAP (Núcleo de Estudos e Observação em Gestão, Aprendizagem e Pessoas) .

Downloads

Publicado

2015-02-06

Edição

Seção

Artigos