Knowledge sharing: the means used in the context of distance education

Authors

  • Carolina Schmitt Nunes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maurício Rissi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marina Keiko Nakayama Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andressa Sasaki Vasques Pacheco Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n1p68

Abstract

The objective of this Article is to identify and analyze the means by which the members of a graduate course in the modality the distance use to share knowledge. The research was conducted with agents of the undergraduate course the distance in Administration at Universidade Federal de Santa Catarina. 29 interviews was conduct with participants from six different functions within the course. As one of the main results, it was found that the knowledge sharing occurs spontaneously and also formally. As to the means used were identified if the e-mail, website, blogs, and chats, and social networks as a means mediated by information technology and the-face meetings as opportunities for sharing intense. And the presential support pole characterized as a appropriate environment for this process occurred.

Author Biographies

Carolina Schmitt Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda e Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina na área de mídia e conhecimento. É Administradora pela Universidade Federal de Santa Catarina, desenvolveu seu trabalho de conclusão de curso e a dissertação em compartilhamento de conhecimento na EaD. Durante a graduação realizou atividades de monitoria, consultoria e pesquisa nas áreas de Recursos Humanos e Logística. Atualmente atua em projetos de Educação a Distância e avaliação de tecnologias educacional e realiza estágio docência em disciplinas de gestão do conhecimento para a graduação. É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Observação de Gestão, Aprendizagem e Pessoas - NEOGAP. Áreas de interesse em pesquisa: compartilhamento de conhecimento, gestão de pessoas, confiança, redes sociais, tecnologia educaciona

Maurício Rissi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (2013), pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado (2007) e Mestre (2010) em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina Servidor técnico-administrativo da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando como Agente Patrimonial e Gestor de Processos. Professor das disciplinas de empreendedorismo e Planejamento Estratégico da Aero TD - Faculdade de Tecnologia e Escola de Aviação Civil . Tem experiência na área de Educação a distância, participa do Projeto Aluno Integrado edições 2010 e 2013. Áreas de interesse: Gestão do Conhecimento, Inovação, Gestão de processos, Administração; Gestão Universitária; Educação a distância.

Marina Keiko Nakayama, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em administração na UFRGS, com estágio na HEC-Montreal-Canadá, concluído em 1997. Mestrado em Administração pela UFRGS e graduação em psicologia. Ministra as disciplinas de método cientifico em Engenharia e Gestão do Conhecimento, desenvolvimento humano e métodos qualitativos no Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC e ministra as disciplinas de Engenharia e Gestão do Conhecimento e Engenharia e Gestão da Inovação no curso de Engenharia de Materiais. Pesquisa na área de gestão do conhecimento, compartilhamento do conhecimento, ensino à distância, gestão de pessoas (foco em relações interpessoais)e segurança pública e tem como principal linha de pesquisa a questão da confiança no ambiente organizacional e de aprendizagem. Coordenadora do grupo de pesquisa NEOGAP (Núcleo de Estudos e Observação em Gestão, Aprendizagem e Pessoas) .

Published

2015-02-06

Issue

Section

Artigos