Sustentabilidade das políticas e estratégias para a educação superior no Brasil: uma análise sob a ótica da teoria dos sistemas autopoiéticos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n2p153Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar a abordagem da sustentabilidade na trajetória da educação superior no Brasil sob os fundamentos da teoria dos sistemas autopoiéticos. Trata-se de um estudo exploratório de caráter qualitativo, que buscou identificar os principais fenômenos que determinaram a trajetória e evolução histórica das políticas e estratégias para a educação superior. No que se refere à evolução da Educação Superior, pode-se verificar que ocorreu de forma tardia, passando as Universidades por um amplo processo de legislação e vários acontecimentos marcantes. A ótica da Sustentabilidade, em especial a Educação para Sustentabilidade, está em processo evolutivo. Como resultados mais expressivos, as evidências apontam que o Brasil tem sido um forte aliado da Organização das Nações Unidas - ONU, na busca do fortalecimento de estratégias e ações para a sustentabilidade; importante ator para a criação de normas de certificação como a ISO; inserção de novas politicas de avaliação e controle na educação pelo Ministério da Educação - MEC e seus conselhos; criação do planejamento para as instituições de ensino, denominado de Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI; inclusão da educação ambiental nas diretrizes curriculares de cursos de nível superior entre outros; novos processos e politicas para a qualificação do ensino; novos modelos de gestão, em especial para a operacionalização do PDI em Instituições de Educação Superior (IES).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).