A utilização do estudo de caso em pesquisas sobre gestão escolar

Autores

  • Dyogo Neis Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mauricio Fernandes Pereira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n2p177

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como o Estudo de Caso está sendo utilizado nas pesquisas sobre Gestão Escolar na realidade brasileira. A pesquisa se caracteriza como bibliográfica qualitativa, no qual se empregou o método de levantamento de fontes secundárias. Em suma, após buscas avançadas em três bases de dados de artigos científicos, selecionamos os artigos que efetivamente utilizaram o estudo de caso como método de pesquisa para analisar a Gestão Escolar no contexto nacional. Estas pesquisas foram avaliadas a partir de dois momentos. Inicialmente, coletamos os dados gerais dos artigos em caráter meramente descritivo. Na sequência, analisamos qualitativamente as diretrizes do estudo de caso aplicadas nestes artigos. Nossa avaliação indica que as pesquisas se caracterizam como estudos de caso único, qualitativos e empregam múltiplos instrumentos de coleta de dados; que a maioria dos autores descreve como os dados foram analisados; que há poucas pesquisas instrumentais; que inexiste pesquisa avaliativa no que se refere aos objetivos; e que os autores não apresentam indícios característicos da perspectiva epistemológica positivista. Por fim, concebemos que a utilização do Estudo de Caso nas pesquisas sobre Gestão Escolar tem abrangência e consistência suficiente para demonstrar detalhes importantes da Gestão Escolar no contexto brasileiro.

Biografia do Autor

Dyogo Neis, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Administração pelo Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina (2009), Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (2014) e atualmente Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (com previsão de concluir o curso em 2017). Atua como Tutor no curso de Administração à Distância da Universidade Federal de Santa Catarina e como pesquisador no Núcleo Interdisciplinar de Estudo em Planejamento e Gestão Estratégica (NIEPGE), realizando pesquisas relacionadas à Estratégia, Planejamento Estratégico, Estrutura Organizacional e Gestão Escolar.

Mauricio Fernandes Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

possui Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), Mestrado (1996) e Doutorado (2002) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-Doutorado em Administração pela USP / FEA (2009) e Pós-Doutorado em Sociologia Econômica e das Organizações pela Universidade Técnica de Lisboa (2010). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - PQ 2, Nível 2. 

Downloads

Publicado

2015-05-13

Edição

Seção

Artigos