A utilização do estudo de caso em pesquisas sobre gestão escolar
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n2p177Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar como o Estudo de Caso está sendo utilizado nas pesquisas sobre Gestão Escolar na realidade brasileira. A pesquisa se caracteriza como bibliográfica qualitativa, no qual se empregou o método de levantamento de fontes secundárias. Em suma, após buscas avançadas em três bases de dados de artigos científicos, selecionamos os artigos que efetivamente utilizaram o estudo de caso como método de pesquisa para analisar a Gestão Escolar no contexto nacional. Estas pesquisas foram avaliadas a partir de dois momentos. Inicialmente, coletamos os dados gerais dos artigos em caráter meramente descritivo. Na sequência, analisamos qualitativamente as diretrizes do estudo de caso aplicadas nestes artigos. Nossa avaliação indica que as pesquisas se caracterizam como estudos de caso único, qualitativos e empregam múltiplos instrumentos de coleta de dados; que a maioria dos autores descreve como os dados foram analisados; que há poucas pesquisas instrumentais; que inexiste pesquisa avaliativa no que se refere aos objetivos; e que os autores não apresentam indícios característicos da perspectiva epistemológica positivista. Por fim, concebemos que a utilização do Estudo de Caso nas pesquisas sobre Gestão Escolar tem abrangência e consistência suficiente para demonstrar detalhes importantes da Gestão Escolar no contexto brasileiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).