Interação universidade-empresa para a inovação e a transferência de tecnologia

Jean Carlo Albiero Berni, Clandia Maffini Gomes, Ana Paula Perlin, Jordana Marques Kneipp, Kamila Frizzo

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n2p258

As universidades assumem, perante a sociedade, o compromisso do desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão. Por sua vez, essas instituições detêm conhecimento científico, recursos humanos e materiais que podem contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do setor produtivo. Por outro lado, o setor empresarial possui como principal objetivo atender as demandas do mercado consumidor a partir do fornecimento de produtos e/ou serviços que atendam as necessidades dos clientes. A partir da interação entre universidade e empresa poderão surgir novos métodos e melhorias em produtos e processos que trarão benefícios para todos os envolvidos. Na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) observa-se um ambiente propício para esse tipo de interação a partir de algumas iniciativas que vem sendo promovidas pela instituição. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho consiste em analisar os principais fatores que motivam a relação universidade-empresa, as principais barreiras e as oportunidades geradas a partir dessa interação na UFSM. Para a realização do estudo utilizou-se uma pesquisa de natureza exploratória na qual foram entrevistadas cinco pessoas em cargos de direção em órgãos da universidade e em duas empresas incubadas na Incubadora Tecnológica de Santa Maria (ITSM).


Palavras-chave


Interação universidade-empresa; Transferência de tecnologias; Parcerias público-privadas

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista GUAL, encaminhe um e-mail para revistagual@gmail.com.

 This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.