Avaliação da satisfação, percepção da reputação e lealdade estudantil na FEAAC

Autores

  • Maurício Nunes Kleinberg Universidade Federal do Ceará
  • Sílvia Maria Dias Pedro Rebouças Universidade Federal do Ceará
  • Josimar Costa Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n2p70

Resumo

Este estudo teve por objetivo avaliar a satisfação dos alunos de uma faculdade federal, a percepção destes quanto à reputação da faculdade e do curso que frequentam e a sua lealdade com a instituição. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com aplicação de um questionário, adaptado de Helgesen e Nesset (2007), autoaplicável subdividido em três seções (perfil do respondente, avaliação da satisfação, percepção da reputação e lealdade) e o critério exigido foi que o respondente fosse aluno da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará, exceto nos dois primeiros semestres. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e inferencial, e por análise fatorial, por meio do programa SPSS – (Statistical Package for Social Sciences), e através de modelo de equações estruturais, por meio do programa AMOS – Analysis of Moment Structures). Nos resultados do estudo, verificou-se que a percepção da reputação está positivamente relacionada com a lealdade estudantil, a satisfação dos estudantes está positivamente relacionada com a sua lealdade, a satisfação dos estudantes está positivamente relacionada com a percepção que estes têm da reputação da FEAAC, validando as hipóteses da pesquisa.

Biografia do Autor

Maurício Nunes Kleinberg, Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Administração de Empresas da Universidade Federal do Ceará

Sílvia Maria Dias Pedro Rebouças, Universidade Federal do Ceará

Professora Adjunta do Departamento de Administração
Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC)
Universidade Federal do Ceará (UFC)
Coordenadora do Curso de Administração - Noturno
Coordenadora Pedagógica da FEAAC junto ao Programa de Iniciação à Docência da UFC

Josimar Costa, Universidade de Fortaleza

Doutorando

Downloads

Publicado

2015-05-13

Edição

Seção

Artigos