Envolvimento dos alunos do curso de Graduação em Administração: aplicação de escala multidimensional

Autores

  • Fernanda Pauletto D´Arrigo Universidade de Caxias do Sul
  • Cláudia Prantz Universidade de Caxias do Sul
  • Márcio José Migliavacca Universidade de Caxias do Sul
  • Cíntia Paese Giacomello Universidade de Caxias do Sul
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n3p204

Resumo

Dos mais de sete milhões de universitários dos cursos de graduação no Brasil, mais de 18% optam pelo curso de Administração. Em meio à concorrência dos cursos de graduação em Administração, o envolvimento individual do aluno interfere no processo de formação do profissional. Desta forma, o objetivo deste estudo é estudar o envolvimento dos alunos de Administração sob as dimensões que interferem no processo de aprendizagem, sendo elas: cognitiva, afetiva, comportamental e agenciativa relatadas por Veiga (2013). O estudo acontece em três diferentes instituições que oferecem ensino superior em Administração na cidade de Caxias do Sul, o que torna possível a comparação do envolvimento dos alunos em diferentes instituições de ensino superior em Administração. O estudo quantitativo descritivo, contou com uma amostra total de 137 respondentes para a realização da análise estatística, na qual concluiu que em três das quatro dimensões analisadas apresentaram diferenças significativas entre as instituições analisadas. A dimensão agenciativa, na qual o aluno busca enriquecer o aprendizado de forma intencional e proativa foi a que apresentou a maior divergência entre as instituições.

Biografia do Autor

Fernanda Pauletto D´Arrigo, Universidade de Caxias do Sul

Graduação em Administração pela Universidade de Caxias do Sul. Aluna do Mestrado Acadêmico em Administração pela Universidade de Caxias do Sul.

Cláudia Prantz, Universidade de Caxias do Sul

Graduação em Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul. Aluna do Mestrado Acadêmico em Administração pela Universidade de Caxias do Sul.

Márcio José Migliavacca, Universidade de Caxias do Sul

Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Caxias do Sul. Aluna do Mestrado Acadêmico em Administração pela Universidade de Caxias do Sul.

Cíntia Paese Giacomello, Universidade de Caxias do Sul

Graduação em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade de Caxias do Sul. 

Pelayo Munhoz Olea, Universidade de Caxias do Sul

Graduação em Engenharia Mecânica pela  Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya. Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade de Caxias do Sul. 

Downloads

Publicado

2015-11-18

Edição

Seção

Artigos