Envolvimento dos alunos do curso de Graduação em Administração: aplicação de escala multidimensional

Fernanda Pauletto D´Arrigo, Cláudia Prantz, Márcio José Migliavacca, Cíntia Paese Giacomello, Pelayo Munhoz Olea

Resumo


Dos mais de sete milhões de universitários dos cursos de graduação no Brasil, mais de 18% optam pelo curso de Administração. Em meio à concorrência dos cursos de graduação em Administração, o envolvimento individual do aluno interfere no processo de formação do profissional. Desta forma, o objetivo deste estudo é estudar o envolvimento dos alunos de Administração sob as dimensões que interferem no processo de aprendizagem, sendo elas: cognitiva, afetiva, comportamental e agenciativa relatadas por Veiga (2013). O estudo acontece em três diferentes instituições que oferecem ensino superior em Administração na cidade de Caxias do Sul, o que torna possível a comparação do envolvimento dos alunos em diferentes instituições de ensino superior em Administração. O estudo quantitativo descritivo, contou com uma amostra total de 137 respondentes para a realização da análise estatística, na qual concluiu que em três das quatro dimensões analisadas apresentaram diferenças significativas entre as instituições analisadas. A dimensão agenciativa, na qual o aluno busca enriquecer o aprendizado de forma intencional e proativa foi a que apresentou a maior divergência entre as instituições.


Palavras-chave


Envolvimento acadêmico; Graduação em administração; Processo de aprendizagem; Análise estatística

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n3p204

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista GUAL, encaminhe um e-mail para revistagual@gmail.com.

 This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.