Um estudo exploratório dos regimes acadêmicos adotados por instituições privadas de ensino superior no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n3p305Resumo
Este artigo apresenta um estudo exploratório acerca dos regimes acadêmicos adotados no Brasil por instituições privadas de Ensino Superior. O objetivo é analisar cada sistema, seriado ou por disciplina, identificando vantagens e desvantagens. A decisão por determinado regime impacta diretamente nas estratégias de captação e manutenção de alunos, na capacidade de resposta às exigências do mercado pelos serviços educacionais, e na estrutura administrativa da instituição. Para atingir o objetivo proposto, empreendeu-se uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, mediante entrevistas individuais em profundidade com profissionais de instituições privadas de Ensino Superior, visando capturar a percepção acerca dos seus respectivos regimes nas seguintes dimensões de análise: Administrativa, Pedagógica, Aluno e Competitividade. Os resultados apontam a adoção do regime por disciplina como tendência dentre as instituições brasileiras. Este trabalho pretende auxiliar o processo decisório de instituições que discutem permanentemente qual regime responde melhor aos seus desafios, além de estimular a comunidade acadêmica a desenvolver modelos alternativos que superem as limitações atualmente encontradas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).