Reuni e a formação acadêmica dos estudantes de saúde da UFBA: componentes curriculares, pesquisa e extensão

Autores

  • Carolinne Montes Baptista Vieira Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Rafaela Alves Quadros de Araújo Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Renata Meira Véras Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n4p1

Resumo

O presente artigo aponta os resultados de uma pesquisa realizada na Universidade Federal da Bahia (UFBA), referente às percepções dos estudantes dos cursos de saúde, criados a partir do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) sobre os componentes curriculares ofertados, as atividades de pesquisa e extensão. O objetivo desse estudo foi verificar se houve mudanças na formação dos estudantes que frequentam os referidos cursos de saúde, já que o REUNI propõe uma reformulação curricular e de formação em geral. Os resultados apontam que os estudantes dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BI) são os que mais têm vivenciado as mudanças na formação acadêmica tradicional, demonstrando um maior engajamento em atividades de pesquisa e extensão, bem como lhes tem sido ofertado disciplinas interdisciplinares em institutos diferentes.

Biografia do Autor

Carolinne Montes Baptista Vieira, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Autor filiado a Universidade Federal da Bahia, tendo sido este artigo aprovado como um dos 15 melhores do XIV Colóquio Iinternacional de Gestão Universitária.

Rafaela Alves Quadros de Araújo, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Autor filiado a Universidade Federal da Bahia, tendo sido este artigo aprovado como um dos 15 melhores do XIV Colóquio Iinternacional de Gestão Universitária.

Renata Meira Véras, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Autor filiado a Universidade Federal da Bahia, tendo sido este artigo aprovado como um dos 15 melhores do XIV Colóquio Iinternacional de Gestão Universitária.

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Publicado

2015-12-15

Edição

Seção

Artigos