Indicadores de gestão em conflito com indicadores de qualidade? Lições econômicas para a gestão universitária

Autores

  • Katia Maria Silva Boynard Universidade de Brasilia - UnB
  • Jorge Madeira Nogueira Universidade de Brasilia - UnB

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n4p237

Palavras-chave:

Universidades públicas, Indicadores de gestão, Indicadores de qualidade acadêmica

Resumo

Os indicadores são instrumentos de gestão essenciais nas atividades de monitoramento e avaliação das instituições. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a eficácia dos indicadores de gestão de uma universidade em relação aos indicadores de qualidade acadêmica, evidenciando suas correlações positivas e negativas. Numa abordagem quantitativa, utilizou-se da pesquisa documental para analisar a evolução dos indicadores. Para identificar a relação entre os dois grupos, utilizou-se o teste de Coeficiente de Correlação de Pearson. Os resultados mostraram que o REUNI influenciou o desempenho dos indicadores de gestão, desempenho positivo foi verificado nos indicadores: AIPE, Conceito CAPES e IQCD. Destacou-se o expressivo aumento do CCAE e a redução da TSG. No que se refere aos indicadores de qualidade acadêmica, constatou-se que as variáveis organização didático-pedagógica e infraestrutura devem ser aprimoradas. Outro aspecto importante é a promoção efetiva da participação dos alunos no ENADE. Os testes de correlação verificaram que existe relação entre os indicadores de gestão e o Índice Geral de Cursos (IGC). Uma forte correlação foi identificada nos indicadores IQCD e Conceito CAPES.

Biografia do Autor

Katia Maria Silva Boynard, Universidade de Brasilia - UnB

Autor filiado a Universidade de Brasilia, tendo sido este artigo aprovado como um dos 15 melhores do XIV Colóquio Iinternacional de Gestão Universitária.

Jorge Madeira Nogueira, Universidade de Brasilia - UnB

Autor filiado a Universidade de Brasilia, tendo sido este artigo aprovado como um dos 15 melhores do XIV Colóquio Iinternacional de Gestão Universitária.

Downloads

Publicado

2015-12-15

Edição

Seção

Artigos