Universidade empreendedora: a ótica dos empresários sobre o posicionamento empreendedor da universidade na contribuição para o desenvolvimento regional
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n4p57Resumo
A interação universidade-empresa está elencada como uma ferramenta propulsora do desenvolvimento tecnológico de um país. A empresa concentra suas atividades produtivas na economia e a universidade possui seu pilar na pesquisa e no conhecimento. Com estes importantes atores concentrando ações em conjunto, o desenvolvimento regional possui chances de atingir índices importantes de desenvolvimento para uma nação. Dessa forma, esta pesquisa buscou identificar a opinião de empresários sobre a importância do posicionamento empreendedor da universidade para o desenvolvimento de uma região. Para tanto, foi realizado um estudo multicaso com empresários, que possuem envolvimento com diferentes universidades. Foi empregada uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, cuja a técnica para a coleta de dados foi a aplicação de um questionário estruturado com perguntas abertas para três empresas indicadas pelos núcleos, em cada uma das três regiões de atendimento do PEPI: Região da Produção, Serra e Metropolitana do Estado do Rio Grande do Sul. Verificou-se que o empresariado anseia que as Universidades estejam presentes no contexto na qual estão inseridas e que a interação é dependente da visão e da necessidade de cada empresa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).