Universidade empreendedora: a ótica dos empresários sobre o posicionamento empreendedor da universidade na contribuição para o desenvolvimento regional

Autores

  • Cassiane Chais Universidade de Passo Fundo – UPF
  • Claralucia Prates Machado Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
  • Alexandra Mazzochi Scopel Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Cristina Bohrer Faculdade Meridional - IMED

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n4p57

Palavras-chave:

Universidade empreendedora, Interação universidade-empresa, Programa extensão produtiva e inovação, Desenvolvimento regional

Resumo

A interação universidade-empresa está elencada como uma ferramenta propulsora do desenvolvimento tecnológico de um país. A empresa concentra suas atividades produtivas na economia e a universidade possui seu pilar na pesquisa e no conhecimento. Com estes importantes atores concentrando ações em conjunto, o desenvolvimento regional possui chances de atingir índices importantes de desenvolvimento para uma nação.  Dessa forma, esta pesquisa buscou identificar a opinião de empresários sobre a importância do posicionamento empreendedor da universidade para o desenvolvimento de uma região. Para tanto, foi realizado um estudo multicaso com empresários, que possuem envolvimento com diferentes universidades. Foi empregada uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, cuja a técnica para a coleta de dados foi a aplicação de um questionário estruturado com perguntas abertas para três empresas indicadas pelos núcleos, em cada uma das três regiões de atendimento do PEPI: Região da Produção, Serra e Metropolitana do Estado do Rio Grande do Sul. Verificou-se que o empresariado anseia que as Universidades estejam presentes no contexto na qual estão inseridas e que a interação é dependente da visão e da necessidade de cada empresa.

Biografia do Autor

Cassiane Chais, Universidade de Passo Fundo – UPF

Autor filiado a Universidade de Passo Fundo, tendo sido este artigo aprovado como um dos 15 melhores do XIV Colóquio Iinternacional de Gestão Universitária.

Claralucia Prates Machado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Autor filiado a Universidade do Vale do Rio dos Sinos, tendo sido este artigo aprovado como um dos 15 melhores do XIV Colóquio Iinternacional de Gestão Universitária.

Alexandra Mazzochi Scopel, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Autor filiado a Universidade de Caxias do Sul, tendo sido este artigo aprovado como um dos 15 melhores do XIV Colóquio Iinternacional de Gestão Universitária.

Cristina Bohrer, Faculdade Meridional - IMED

Autor filiado a Faculdade Meridional, tendo sido este artigo aprovado como um dos 15 melhores do XIV Colóquio Iinternacional de Gestão Universitária.

Downloads

Publicado

2015-12-15

Edição

Seção

Artigos