O uso da lousa digital interativa pelos docentes de um Instituto Federal (SC)

Nicole Pasini Trevisol, Márcio Crescêncio, Maria José Carvalho de Souza Domingues

Resumo


Este estudo identificou a formação docente e o uso da lousa digital interativa como método de ensino-aprendizagem em um Instituto Federal (IF) de Santa Catarina. Aplicou-se um questionário com perguntas fechadas a 132 professores do IF. Trata-se de uma pesquisa descritiva com levantamento de dados, com análise descritiva dos dados. Foi identificado que os professores não receberam a formação necessária para utilizar a lousa digital interativa como ferramenta de ensino-aprendizagem. Foram percebidos dois grupos dentro da IES estudada: metade dos entrevistados usam a ferramenta e promovem a interação em sala de aula, oportunizando que o próprio aluno seja construtor do conhecimento, e outra metade não é adepta ao uso da lousa digital interativa em sala de aula. Foi possível, ainda, identificar consenso entre os docentes de que a lousa digital interativa tem um papel importante na interação entre professor-aluno, na construção coletiva e interativa do conhecimento como também na inserção benéfica de uma ferramenta que facilita o aprendizado, pois está presente no dia a dia dos alunos. Como limitação deste estudo, cita-se o tamanho da amostra, não sendo possível efetuar generalizações. Sugere-se para pesquisas futuras, verificar como ocorre o processo de formação docente para o uso de TICs em sala de aula.

 


Palavras-chave


Lousa digital; Ensino; Interatividade; Aprendizagem; IES

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n1p120

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista GUAL, encaminhe um e-mail para revistagual@gmail.com.

 This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.