O uso da lousa digital interativa pelos docentes de um Instituto Federal (SC)
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n1p120Resumo
Este estudo identificou a formação docente e o uso da lousa digital interativa como método de ensino-aprendizagem em um Instituto Federal (IF) de Santa Catarina. Aplicou-se um questionário com perguntas fechadas a 132 professores do IF. Trata-se de uma pesquisa descritiva com levantamento de dados, com análise descritiva dos dados. Foi identificado que os professores não receberam a formação necessária para utilizar a lousa digital interativa como ferramenta de ensino-aprendizagem. Foram percebidos dois grupos dentro da IES estudada: metade dos entrevistados usam a ferramenta e promovem a interação em sala de aula, oportunizando que o próprio aluno seja construtor do conhecimento, e outra metade não é adepta ao uso da lousa digital interativa em sala de aula. Foi possível, ainda, identificar consenso entre os docentes de que a lousa digital interativa tem um papel importante na interação entre professor-aluno, na construção coletiva e interativa do conhecimento como também na inserção benéfica de uma ferramenta que facilita o aprendizado, pois está presente no dia a dia dos alunos. Como limitação deste estudo, cita-se o tamanho da amostra, não sendo possível efetuar generalizações. Sugere-se para pesquisas futuras, verificar como ocorre o processo de formação docente para o uso de TICs em sala de aula.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).