O uso da lousa digital interativa pelos docentes de um Instituto Federal (SC)

Autores

  • Nicole Pasini Trevisol Universidade Regional de Blumenau
  • Márcio Crescêncio Instituto Federal Catarinense
  • Maria José Carvalho de Souza Domingues Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n1p120

Resumo

Este estudo identificou a formação docente e o uso da lousa digital interativa como método de ensino-aprendizagem em um Instituto Federal (IF) de Santa Catarina. Aplicou-se um questionário com perguntas fechadas a 132 professores do IF. Trata-se de uma pesquisa descritiva com levantamento de dados, com análise descritiva dos dados. Foi identificado que os professores não receberam a formação necessária para utilizar a lousa digital interativa como ferramenta de ensino-aprendizagem. Foram percebidos dois grupos dentro da IES estudada: metade dos entrevistados usam a ferramenta e promovem a interação em sala de aula, oportunizando que o próprio aluno seja construtor do conhecimento, e outra metade não é adepta ao uso da lousa digital interativa em sala de aula. Foi possível, ainda, identificar consenso entre os docentes de que a lousa digital interativa tem um papel importante na interação entre professor-aluno, na construção coletiva e interativa do conhecimento como também na inserção benéfica de uma ferramenta que facilita o aprendizado, pois está presente no dia a dia dos alunos. Como limitação deste estudo, cita-se o tamanho da amostra, não sendo possível efetuar generalizações. Sugere-se para pesquisas futuras, verificar como ocorre o processo de formação docente para o uso de TICs em sala de aula.

 

Biografia do Autor

Nicole Pasini Trevisol, Universidade Regional de Blumenau

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2005). Especialista em Marketing Político pela Universidade do Contestado (2009) e mestranda em Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Ocupa o cargo de jornalista na Reitoria do Instituto Federal Catarinense (IFC), desempenhando a função de Coordenadora-Geral de Comunicação. Atua do Grupo de Pesquisa de estudos em Marketing, Estratégias de Mercado e Marca.

Márcio Crescêncio, Instituto Federal Catarinense

Mestre em Administração na Universidade Regional de Blumenau (FURB); especialização em Redes de Computadores - Configuração e Gerenciamento de ativos na UTFPR de Medianeira, Paraná; graduação em Ciência da Computação na Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel. É servidor Técnico-administrativo em Educação do Instituto Federal Catarinense no cargo de Analista de Tecnologia da Informação. Foi Coordenador e Diretor de Tecnologia da Informação do IFC de janeiro de 2009 a agosto de 2014. Neste período o foco de estudo foi em planejamento e gestão em tecnologia da Informação. Agora compõe a equipe da Coordenação de Sistemas.

Maria José Carvalho de Souza Domingues, Universidade Regional de Blumenau

Graduada em Ciências da Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professora titular da Universidade Regional de Blumenau/FURB. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da administração e contabilidade, gestão universitária e gestão de organizações complexas.

Downloads

Publicado

2016-04-13

Edição

Seção

Artigos