O impacto da qualidade de ensino na construção do relacionamento entre aluno e marca da universidade

Autores

  • Elder Semprebon CAD/UFSC
  • Marcela Patricia Schikovski PUCPR
  • Natalia Takasaki Motta PUCPR
  • Martin de La Martinière Petroll CAD/UFSC
  • Rudimar Antunes da Rocha CAD/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n1p234

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar a influência da qualidade de ensino no relacionamento dos alunos com a marca da IES. Assim, tem-se como hipótese de pesquisa que o relacionamento aluno/aluno e professor/aluno, a estrutura oferecida pela IES, a qualificação do docente e os métodos de ensino, sendo fatores da qualidade de ensino, influenciam positivamente o relacionamento do aluno com a marca da IES. Para atendimento do objetivo propõe-se uma nova escala para mensurar a qualidade de ensino e utiliza-se uma escala de qualidade do relacionamento já validada no contexto brasileiro. O estudo desenvolveu-se em três etapas: (1) pesquisa bibliográfica e entrevista em profundidade para geração dos itens da escala de qualidade de ensino, (2) levantamento para purificação dos itens da escala de qualidade de ensino e (3) novo levantamento para validação da escala de qualidade de ensino e teste da hipótese através de modelagem de equações estruturais. Os resultados apontam que a influência da qualidade de ensino no relacionamento dos alunos com a marca da IES alcança 75,9%. Comprovou-se ainda que alunos não bolsistas, homens e aqueles que estão no início do curso são mais sensíveis à relação.

Biografia do Autor

Elder Semprebon, CAD/UFSC

Doutor e Mestre em Administração na linha de pesquisa em Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor pela UFPR, cursou Educational Program na Warrington College of Business University of Florida em Marketing and Entrepreneurship, Especialista em Marketing e Propaganda e Bacharel em Administração pela UEL. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Ciências da Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Interesse de pesquisa em marketing, branding, comportamento do consumidor e métodos quantitativos.

Marcela Patricia Schikovski, PUCPR

Graduanda em Marketing / PUCPR

Natalia Takasaki Motta, PUCPR

Graduanda em Marketing / PUCPR

Martin de La Martinière Petroll, CAD/UFSC

Professor do Departamento de Ciências da Administração do Centro Socioeconômico da Universidade Federal de Santa Catarina (CAD/CSE/UFSC - desde agosto de 2013). Doutor (2013) em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR) com período de doutorado-sanduíche na Boston College (Boston/MA/EUA). Mestre (2007) em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado (2003) em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Tem experiência na área de Administração, Marketing, Atenção Visual, Eye tracking, Comunicação e no EAD. Atua principalmente em comportamento do consumidor e em comunicação/propaganda.

Rudimar Antunes da Rocha, CAD/UFSC

Professor PhD., Associado IV, do Departamento de Administração, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-Doutorado em Administração pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho (EEG-U.Minho/2013-2014 - Braga/Portugal - Bolsa Estágio Sênior CAPES), Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEP-UFSC-2000 - Bolsa CAPES), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (CPGA-UFSC-1992 - Bolsa CAPES) e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-1982). Professor e orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm/UFSC), Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária (PPGAU/UFSC) e do Curso de Administração (CAD-UFSC). Linha de pesquisa: Marketing, Planejamento Estratégico, Estratégia Empresarial, Acreditação Hospitalar e Universitária. Autor de diversos artigos publicados em revistas científicas e anais de eventos nacionais e internacionais. Líder do grupo de pesquisa registrado na UFSC e no CNPq, denominado: Núcleo de Inteligência Competitiva Organizacional em Marketing e Logística (NICO).

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Publicado

2016-04-13

Edição

Seção

Artigos