O impacto da qualidade de ensino na construção do relacionamento entre aluno e marca da universidade
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n1p234Resumo
O objetivo deste estudo é avaliar a influência da qualidade de ensino no relacionamento dos alunos com a marca da IES. Assim, tem-se como hipótese de pesquisa que o relacionamento aluno/aluno e professor/aluno, a estrutura oferecida pela IES, a qualificação do docente e os métodos de ensino, sendo fatores da qualidade de ensino, influenciam positivamente o relacionamento do aluno com a marca da IES. Para atendimento do objetivo propõe-se uma nova escala para mensurar a qualidade de ensino e utiliza-se uma escala de qualidade do relacionamento já validada no contexto brasileiro. O estudo desenvolveu-se em três etapas: (1) pesquisa bibliográfica e entrevista em profundidade para geração dos itens da escala de qualidade de ensino, (2) levantamento para purificação dos itens da escala de qualidade de ensino e (3) novo levantamento para validação da escala de qualidade de ensino e teste da hipótese através de modelagem de equações estruturais. Os resultados apontam que a influência da qualidade de ensino no relacionamento dos alunos com a marca da IES alcança 75,9%. Comprovou-se ainda que alunos não bolsistas, homens e aqueles que estão no início do curso são mais sensíveis à relação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).