Competências docentes sob a ótica de profissionais na transição de carreira do mundo corporativo para o acadêmico: um estudo de corte longitudinal

Autores

  • Silvino Paulino dos Santos Neto Universidade FUMEC
  • Zélia Miranda Kilimnik Universidade FUMEC
  • Anderson de Souza Sant'Anna Fundação Dom Cabral

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n2p113

Resumo

Este artigo visa dar continuidade a estudo realizado por Kilimnik et al. (2011) - assim como em estudos prévios conduzidos sobre o tema por Kilimnik, Correa e Oliveira (2009a) e Kilimnik e Correa (2009b) - sobre competências de profissionais e gestores que procederam a transições de carreira do mundo corporativo para o acadêmico. Retomando a proposta original desses autores, busca-se, após cinco anos, investigar eventuais alterações em suas competências docentes, bem como identificar estratégias didático-pedagógicas utilizadas. Recorrendo à abordagem qualitativa - a presente pesquisa envolveu a realização de 25 entrevistas semiestruturadas e em profundidade, em uma perspectiva longitudinal. Foi procedida a análise de conteúdo das entrevistas, com o auxílio do software QDA Miner. Os resultados corroboraram parte significativa das competências identificadas na pesquisa anterior, tais como conhecimento específico na área, relacionamento interpessoal e experiência de mercado. Detectou-se também que os pesquisados buscam transferir as experiências do mundo corporativo para o mundo acadêmico, ao utilizar técnicas de ensino como estudo de casos e dinâmicas. Segundo os próprios pesquisados, experiência profissional, apesar de ser um dos pontos fortes do docente oriundo do mundo corporativo, não se constitui suficiente, caso não se associe com a teoria, gerando aprendizado.  

Biografia do Autor

Silvino Paulino dos Santos Neto, Universidade FUMEC

Mestre em Administração pela Universidade FUMEC, na linha de pesquisa estratégia em organização e comportamento organizacional. Atualmente é bolsista de apoio técnico de pesquisa pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), trabalhando com a pesquisadora Profª. Drª. Zélia Miranda Kilimnik. É Professor no curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia Kennedy e no curso de Administração da Faculdade Promove. Atua na área de Administração, com ênfase em Comportamento Organizacional. Em seu currículo lattes, os termos mais frequentes são:gestão de pessoas, transformações e transições nas carreiras, trabalho, significado do trabalho, liderança, qualidade de vida no trabalho, estresse no trabalho e relacionamento interpessoal.

Zélia Miranda Kilimnik, Universidade FUMEC

Doutora em Administração pela UFMG, professora e vice-coordenadora do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade FUMEC, na linha de pesquisa de Estratégia em Organizações e Comportamento Organizacional. Bolsista de Produtividade do CNPq no período 2002-2013 e Consultora ad hoc da CAPES, tendo atuado como membro da Comissão de Avaliação Trienal 2007-2010 da CAPES, na área de Administração. É líder de grupo de pesquisa e coordena projeto de pesquisa financiado pela FAPEMIG e pelo ProPIC/FACE/FUMEC. Ex-professora da UFMG e da FEAD/Minas, instituições em que atuou, também, como vice-coordenadora de curso de mestrado em Administração. Em sua produção científica constam quinze capítulos de livros e dois livros organizados, 58 artigos publicados em periódicos especializados e 101 em anais de eventos, sendo oito internacionais. A sua produção técnica inclui a participação em diversos eventos, relatórios de pesquisa e de consultorias. Orienta dissertações de mestrado e bolsistas de Iniciação Científica. Avalia artigos para periódicos especializados, tais como a BAR, RAC, Revista da ABOP, rPOT, Revista Brasileira de Psicologia e para eventos, tais como ENANPAD e ENGPR. Orientou 88 trabalhos de conclusão, tais como teses de doutorado, mestrado, monografias nas áreas de Administração e Psicologia. Participou de 21 projetos de pesquisa, doze dos quais coordenou. E já atuou como membro de banca examinadora de 318 trabalhos de conclusão. Atua na área de Administração, com ênfase em Comportamento Organizacional. Em seu currículo Lattes, os termos mais frequentes são: trabalho, carreira profissional, qualidade de vida no trabalho, estresse no trabalho, competências profissionais e gestão estratégica de pessoas.

Anderson de Souza Sant'Anna, Fundação Dom Cabral

Pesquisador Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Administração, Mestre em Administração e Especialista em Gestão Estratégica pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais. Graduado em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Sua trajetória acadêmica inclui participações no GEP 2003, na Fundação Dom Cabral e no INSEAD (França); no PDEC 2006, da HEC Montréal (Canadá); no GCPCL 2009/2010, da Harvard Business School, em Boston (EUA) e Shangai (China), e no 2011 MBA Roundtable, na Foster Business School, University of Washington (EUA). É professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e da Fundação Dom Cabral, onde coordena o Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas e Liderança. É, também, pesquisador do CRITEOS (HEC Montreal), participante do Fórum de Psicanálise do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais (CPMG) e Membro do Comitê Científico da Divisão de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração (ANPAD), tendo sido Líder do tema Liderança da referida Divisão na gestão 2010-2011. Tem como interesses de pesquisa e ensino as áreas de Comportamento Organizacional, Comportamento Humano nas Organizações e Gestão de Pessoas, atuando, principalmente, nos temas: Gestão de Carreiras e Competências, Qualidade de Vida no Trabalho e Estresse Ocupacional.

Downloads

Publicado

2016-05-02

Edição

Seção

Artigos