A presença de docentes mulheres em cargos gerenciais nas universidades federais do estado de Minas Gerais

Autores

  • Rafaela Fernanda Barbosa de Siqueira Unifal
  • Adílio Renê Almeida Miranda Unifal-MG
  • Fernanda Teixeira Franco Ribeiro Unifal
  • Mônica Carvalho Alves Cappelle UFLA

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n2p49

Palavras-chave:

Gerência universitária, Mulheres na gestão, Universidades de Minas Gerais

Resumo

A presença da mulher no meio produtivo é um movimento que se acentuou nas últimas décadas. Contudo, alguns estudos sobre as relações de gênero têm evidenciado que esse movimento não ocorre em todas as áreas e posições nas organizações. Assim, este estudo teve como objetivo analisar a presença de docentes mulheres em cargos gerenciais nas universidades federais do estado de Minas Gerais. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza quantitativa de caráter descritivo, na qual os dados foram coletados a partir de fontes secundárias e analisados por meio da distribuição de frequência. Foi possível identificar que, nas universidades federais pesquisadas, a maioria dos cargos gerenciais é ocupada por docentes homens, principalmente, em cargos de alto nível hierárquico. Verificou-se, também, que a ascensão na carreira das docentes ainda pode ser limitada ou direcionada, ou seja, voltada para as áreas em que elas já estão em maior número.  Finalmente, pode-se dizer que a inserção de docentes mulheres em cargos gerenciais nas universidades federais de Minas Gerais ainda não ocorreu nas mesmas proporções que a inserção delas nas universidades, em cursos de pós-graduação e como docentes. 

Biografia do Autor

Rafaela Fernanda Barbosa de Siqueira, Unifal

Instituto de Ciências Sociais Aplicadas/Administração Pública

Adílio Renê Almeida Miranda, Unifal-MG

Institudo de Ciências Sociais Aplicadas/Estudos Organizacionais e Administração Pública

Fernanda Teixeira Franco Ribeiro, Unifal

Instituto de Ciências Sociais Aplicadas/Economia

Mônica Carvalho Alves Cappelle, UFLA

Departamento de Administração e Economia/Estudos Organizacionais

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Publicado

2016-05-02

Edição

Seção

Artigos