A presença de docentes mulheres em cargos gerenciais nas universidades federais do estado de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n2p49Resumo
A presença da mulher no meio produtivo é um movimento que se acentuou nas últimas décadas. Contudo, alguns estudos sobre as relações de gênero têm evidenciado que esse movimento não ocorre em todas as áreas e posições nas organizações. Assim, este estudo teve como objetivo analisar a presença de docentes mulheres em cargos gerenciais nas universidades federais do estado de Minas Gerais. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza quantitativa de caráter descritivo, na qual os dados foram coletados a partir de fontes secundárias e analisados por meio da distribuição de frequência. Foi possível identificar que, nas universidades federais pesquisadas, a maioria dos cargos gerenciais é ocupada por docentes homens, principalmente, em cargos de alto nível hierárquico. Verificou-se, também, que a ascensão na carreira das docentes ainda pode ser limitada ou direcionada, ou seja, voltada para as áreas em que elas já estão em maior número. Finalmente, pode-se dizer que a inserção de docentes mulheres em cargos gerenciais nas universidades federais de Minas Gerais ainda não ocorreu nas mesmas proporções que a inserção delas nas universidades, em cursos de pós-graduação e como docentes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).