Desenvolvimento do ensino de estratégia em cursos de graduação em Administração de Instituições de Ensino Superior pela perspectiva de professores e alunos

Jéferson Deleon Fávero, Eduardo Guedes Villar, Silvana Anita Walter

Resumo


Este estudo objetivou analisar o desenvolvimento do ensino de estratégia em cursos de graduação em Administração de IES do Vale do Itajaí pela perspectiva de professores e de alunos. Revisam-se estudos sobre abordagens de estratégias, métodos e técnicas de ensino de estratégia e os papéis dos professores de estratégia. Realizou-se uma pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso coletivo com estudantes (grupos de foco) e professores (entrevistas em profundidade) de uma instituição privada e uma pública, além de pesquisa documental. Quanto ao corpo de conhecimento em estratégia, identificou-se a presença das abordagens clássicas. Ambas as IES trabalham com livros de autores clássicos nacionais e internacionais. Sobre os métodos pedagógicos, a IES “A” utiliza a interação entre a teoria de planejamento estratégico e a aplicação em uma empresa, enquanto a IES “B” privilegia as discussões teóricas. Quanto à tipificação de condutas, percebeu-se um padrão de ação dos professores no que tange à cobrança de leitura e à pontualidade na entrega de atividades. Os indivíduos (professores de estratégia) possuem ações específicas, sendo que essas ações são tipificadas como formas de ação, ou seja, padrões coletivamente objetivados de ensinar, de repassar ou de difundir o conhecimento de estratégia.


Palavras-chave


Ensino de estratégia; Graduação em administração; Instituições de ensino superior; Professores; Alunos

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n2p70

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista GUAL, encaminhe um e-mail para revistagual@gmail.com.

 This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.