O compartilhamento de disciplinas como meio para a sustentabilidade financeira dos cursos e das Instituições de Ensino Superior

Autores

  • Carlos Cyrne Centro universitário Univates
  • Júlia Barden Centro Universitário Univates
  • Marlene Sphor Centro Universitário Univates
  • Luciana Fernandes Centro Universitário Univates
  • Mouriac Diemer Centro Universitário Univates
  • Edi Fassini Centro Universitário Univates

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n3p1

Resumo

O presente texto traz o resultado de um esforço realizado para a implementação do compartilhamento de disciplinas entre os diferentes cursos de graduação da UNIVATES - Centro Universitário, com a finalidade de contribuir para a sustentabilidade dos mesmos. Para que se pudesse atender ao objetivo realizou-se uma pesquisa qualitativa que se valeu de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevista com diferentes atores envolvidos na oferta dos cursos de graduação bem como com os integrantes da área de contabilidade da instituição. Foram avaliados os diferentes projetos pedagógicos dos cursos buscando identificar as proximidades entre os mesmos que viabilizassem um maior compartilhamento de disciplinas. Após diversas etapas foi possível propor uma configuração que permitiu a implementação das disciplinas obrigatórias a todos os cursos, com a finalidade de imprimir nos egressos a marca da instituição; disciplinas obrigatórias comuns por área de conhecimento o que permitiu a elevação da margem de contribuição em quatro pontos percentuais, atendendo assim ao objetivo proposto para a pesquisa.

Biografia do Autor

Carlos Cyrne, Centro universitário Univates

Doutorando em Ambiente e Desenvolvimento, Graduação em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1995), Especialização em Gestão e Liderança Universitária pela UNIVAP (2008) e, Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1999). Atualmente é Presidente da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social - FUVATES, Vice-Reitor, Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação e professor Assistente do Centro Universitário Univates. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração da produção, Empreendedorismo, Gestão de propriedades leiteiras e Desenvolvimento sustentável.

Júlia Barden, Centro Universitário Univates

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1995), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Economia com ênfase em Economia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professora e pesquisadora do Centro Universitário UNIVATES onde ocupa as seguintes funções: docente do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento - PPGAD e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia - PPGBiotec e exerce a função de Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional - PRODESI. Como pesquisadora coordena o projeto de pesquisa "Desenvolvimento econômico e sociocultural da Região do Vale do Taquari" e é revisora de periódicos da área das ciências sociais aplicadas. Atua principalmente nos temas relacionados ao desenvolvimento, com ênfase no desenvolvimento humano e no desenvolvimento local; e indicadores de sustentabilidade.

Marlene Sphor, Centro Universitário Univates

Possui graduação em Ciências - Licenciatura Curta pela Universidade de Caxias do Sul (1978), graduação em Letras - Licenciatura pela Faculdade de Educação e Letras do Alto Taquari (1980) e mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professor assistente do Centro Universitário Univates. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso-clichê, escrita, ensino, jogo interlocutivo da linguagem e discurso.

 

Luciana Fernandes, Centro Universitário Univates

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). É professora Assistente do Centro Universitário Univates e faz parte da comissão interinstitucional educação saúde. Atualmente é Pró-Reitora de Ensino do Centro Universitário Univates. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia, atuando principalmente nos seguintes temas: utilização de medicamentos, antenção farmacêutica, sus, educação e assistência farmacêutica.

Mouriac Diemer, Centro Universitário Univates

Possui graduação em Informática com ênfase em Análise de Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1992), graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes pelo Centro Universitário Univates (2003), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e especialização em Gestão e Liderança Universitária pelo Universidade de Caixas do Sul (2010) em parceria com o Instituto de Gestão e Liderança Universitária (IGLU) da Organização Universitária Interamericana (OUI). Atualmente é professor do Centro Universitário Univates. Tem experiência na área de Computação e Sistemas de Informação, atuando principalmente com os seguintes temas: sistemas de informação, modelagem de dados, programação de computadores e engenharia de software.

Edi Fassini, Centro Universitário Univates

Possui graduação em Letras - Hab. em Português-Inglês e Respect. Liter pela Faculdade de Educação Ciências e Letras da Região dos Vinhedos (1985) , especialização em Ensino da Língua Portuguesa e Literat. Brasileira pela Faculdade de Educação Ciências e Letras da Região dos Vinhedos (1989) e especialização em Gestão Universitária pelo Centro Universitário Univates (2004) . Atualmente é Professora do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretária Municipal do Município de Imigrante e Professora do Centro Universitário Univates. Tem experiência na área de Educação.

 

Downloads

Publicado

2016-11-10

Edição

Seção

Artigos