O compartilhamento de disciplinas como meio para a sustentabilidade financeira dos cursos e das Instituições de Ensino Superior

Carlos Cyrne, Júlia Barden, Marlene Sphor, Luciana Fernandes, Mouriac Diemer, Edi Fassini

Resumo


O presente texto traz o resultado de um esforço realizado para a implementação do compartilhamento de disciplinas entre os diferentes cursos de graduação da UNIVATES - Centro Universitário, com a finalidade de contribuir para a sustentabilidade dos mesmos. Para que se pudesse atender ao objetivo realizou-se uma pesquisa qualitativa que se valeu de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevista com diferentes atores envolvidos na oferta dos cursos de graduação bem como com os integrantes da área de contabilidade da instituição. Foram avaliados os diferentes projetos pedagógicos dos cursos buscando identificar as proximidades entre os mesmos que viabilizassem um maior compartilhamento de disciplinas. Após diversas etapas foi possível propor uma configuração que permitiu a implementação das disciplinas obrigatórias a todos os cursos, com a finalidade de imprimir nos egressos a marca da instituição; disciplinas obrigatórias comuns por área de conhecimento o que permitiu a elevação da margem de contribuição em quatro pontos percentuais, atendendo assim ao objetivo proposto para a pesquisa.


Palavras-chave


Sustentabilidade; Compartilhamento; Disciplinas

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DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n3p1

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Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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