As universidades e o relacionamento com seus ex-alunos: uma análise de portais online de egressos

Autores

  • Thiago Luiz de Oliveira Cabral Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernanda Cristina da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andressa Sasaki Vasques Pacheco Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n3p157

Resumo

As universidades têm como uma de suas funções a formação de profissionais aptos para o exercício profissional na sociedade. Como resultado do processo de formação profissional, propiciado pelas Instituições de Ensino Superior - IES, tem-se o egresso, entendido como o estudante formado, ex-aluno de uma instituição educativa. Os ex-alunos são parte permanente das IES e constituem um ativo importante para estas, pois podem proporcionar valorosas contribuições à qualidade dos cursos e à formação dos estudantes atuais. Uma das maneiras de consolidar o relacionamento entre as universidades e seus ex-alunos é o desenvolvimento de portais virtuais. Este trabalho objetivou, por meio de um estudo de caso de um conjunto específico de sites, verificar a existência de portais de egressos das dez melhores Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras, conforme  o Ranking Universitário Folha 2015, e analisá-los com base no protótipo de portal proposto pela literatura. Como principais conclusões, destacam-se a falta da devida atenção aos portais de egressos, por grande parte das IES estudadas, a não existência de portais de egressos únicos e centralizados e, quando existentes, a falta de uma página que centralize as oportunidades profissionais para os egressos.

Biografia do Autor

Thiago Luiz de Oliveira Cabral, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. É servidor técnico-administrativo da Universidade Federal de Santa de Catarina.

Fernanda Cristina da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina e Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Andressa Sasaki Vasques Pacheco, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC (2010). Mestre (2007) e Bacharel (2005) em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Programa de Pós-graduação em Administração e do Programa de Pós-graduação em Administração Universitária.

Downloads

Publicado

2016-11-10

Edição

Seção

Artigos