Fatores que afetam a gestão de contratos psicológicos na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Autores

  • Alessandra de Linhares Jacobsen UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC
  • Cláudio José Amante UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC
  • Elaine Cristina de Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n3p315

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como se apresentam os fatores de influência dos contratos psicológicos no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), da UFSC com vistas a apoiar a gestão neste tipo de Instituição. A metodologia usada concentra-se na pesquisa predominantemente qualitativa, descritiva, e estudo de caso. Como técnicas de coleta de dados, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e o questionário aplicado aos sujeitos selecionados, de modo não probabilístico, por acessibilidade e por tipicidade. O questionário foi formado por questões fechadas do tipo múltipla escolha e em escala Likert. Os dados coletados foram analisados estatisticamente a partir de análise interpretativa. Como resultados, foram levantados como se apresentam fatores de influência dos contratos psicológicos, e apontados os de maior influência, bem como foram propostas  sugestões para corrigir falhas identificadas pela pesquisa. Concluiu-se que os fatores de maior influência são favoráveis para contratos psicológicos em equilíbrio, porém há outros a serem melhorados. Como principais alternativas de ação, sugerem-se conscientização sobre a importância da análise dos contratos psicológicos, comunicação clara e constante desde o ingresso na Instituição e a formação de Comissão para gerir os referidos contratos. 

Biografia do Autor

Alessandra de Linhares Jacobsen, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC

Coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Cláudio José Amante, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC

Secretário de Inovação da UFSC e docente do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Elaine Cristina de Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC

Mestre em Administração Universitária (PPGAU - UFSC). Servidora técnica-administrativa da UFSC.

Downloads

Publicado

2016-11-10

Edição

Seção

Artigos