Orientação estratégica como fonte de desempenho acadêmico: a análise de uma IFES
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n1p1Resumo
A busca pela eficácia nas tomadas de decisões estimula cientistas da área de estratégia no desenvolvimento de pesquisas em diferentes segmentos empresariais. Neste contexto, as Instituições Federais de Ensino Superior, em especial as coordenações de curso, emergem como fonte de inquietação e motivação para pesquisas por conta da necessidade de tomadas de decisões ágeis, ao mesmo tempo em que as gestões são atreladas a um processo burocrático e, por vezes, moroso. O objetivo da presente pesquisa é verificar a associação entre a orientação estratégica dos coordenadores de curso com o desempenho acadêmico dos cursos em uma instituição federal de ensino superior. O método utilizado na pesquisa foi a pesquisa quantitativa, via survey, onde os dados foram coletados junto a 46 coordenadores de curso, sendo analisados via estatísticas de Shapiro-Wilk e Kruskal-Wallis. Através dos resultados foi possível perceber que a orientação analista predomina em termos de desempenho (ENADE, DOCENTE, EGRESSO). Por outro prisma verificou-se que o comportamento defensor destaque-se em função do desempenho do conceito de curso. Com relação ao projeto pedagógico de curso não foi possível identificar qual o comportamento é predominante em termos de desempenho. Desta maneira, a orientação analista, recebe maior destaque no desempenho acadêmico.
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