Pesquisadores brasileiros que publicam em periódicos internacionais: qual sua formação acadêmica?

Sandro Vieira Soares, Silvia Pereira de Castro Casa Nova

Resumo


Publicar em um periódico internacional de alto impacto é como um sonho realizado, compartilhado por muitos professores, estudantes e diretores de programas de pós-graduação de diferentes nacionalidades. Este artigo tem como objetivo identificar as características dos autores que publicaram em revistas internacionais de alto impacto. Especificamente, o escopo deste estudo foi de autores afiliados a prestigiados programas de pós-graduação em Administração, Ciências Contábeis e Turismo no Brasil. A pesquisa foi realizada com base nos Relatórios de Avaliação do Ministério da Educação, currículos dos autores, estatística descritiva e testes estatísticos. Os testes indicaram que não há diferença significativa entre o número médio de artigos publicados por autor com formação no Brasil e no exterior, nos níveis de graduação, mestrado e pós-doutorado. Descobrimos que apenas o número médio de publicações de autores com doutorado completo no exterior é significativamente maior do que o número médio de publicações de autores com doutorado completo no Brasil. O número médio de publicações de doutores que fizeram parte de seu doutorado no exterior ficou em uma área cinzenta em nossos resultados, que não diferiu do número médio de publicações de quem concluiu seu doutorado exclusivamente no Brasil ou totalmente no exterior.


Palavras-chave


Formação acadêmica; Periódicos internacionais; Pesquisadores brasileiros; Internacionalização; Avaliação acadêmica; Comunicação científica

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n1p125

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista GUAL, encaminhe um e-mail para revistagual@gmail.com.

 This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.