Pesquisadores brasileiros que publicam em periódicos internacionais: qual sua formação acadêmica?
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n1p125Resumo
Publicar em um periódico internacional de alto impacto é como um sonho realizado, compartilhado por muitos professores, estudantes e diretores de programas de pós-graduação de diferentes nacionalidades. Este artigo tem como objetivo identificar as características dos autores que publicaram em revistas internacionais de alto impacto. Especificamente, o escopo deste estudo foi de autores afiliados a prestigiados programas de pós-graduação em Administração, Ciências Contábeis e Turismo no Brasil. A pesquisa foi realizada com base nos Relatórios de Avaliação do Ministério da Educação, currículos dos autores, estatística descritiva e testes estatísticos. Os testes indicaram que não há diferença significativa entre o número médio de artigos publicados por autor com formação no Brasil e no exterior, nos níveis de graduação, mestrado e pós-doutorado. Descobrimos que apenas o número médio de publicações de autores com doutorado completo no exterior é significativamente maior do que o número médio de publicações de autores com doutorado completo no Brasil. O número médio de publicações de doutores que fizeram parte de seu doutorado no exterior ficou em uma área cinzenta em nossos resultados, que não diferiu do número médio de publicações de quem concluiu seu doutorado exclusivamente no Brasil ou totalmente no exterior.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).