Knowing e Sensemanking: construção de sentido e renovação do conhecimento no ensino à distância

Autores

  • Nilson Varella Rübenich Professor do Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios (IBGEN) e da Faculdade Cenecista e Osório (FACOS).
  • Janine Cardoso Rocha Coordenadora de Polos EAD na Faculdade Cenecista de Osório/RS (FACOS)
  • Ana Cristina Fachinelli Universidade de Caxias do Sul http://orcid.org/0000-0003-4136-6933

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n1p17

Resumo

O conhecimento e sua forma de captação, gestão, criação e desenvolvimento têm despertado a atenção de pesquisadores e organizações, pois se por um lado há uma dependência do conhecimento dos indivíduos que nela atuam, por outro organizações são cada vez mais dependentes do conhecimento dos indivíduos que nela atuam. Neste contexto, o objetivo deste artigo é examinar como o knowing e o sensemaking se manifestam nas atividades de docentes na produção e criação de planos de ensino, conteúdos e atividade de uma Instituição de Ensino Superior – IES - em cursos na modalidade à distância. A pesquisa, estruturada como um estudo de caso, foi realizada com docentes recém-contratados para atuarem no Centro de Educação à Distância – CEAD – de uma IES que faz parte de uma rede de atuação nacional. Para o desenvolvimento deste estudo foram analisados documentos institucionais, realizadas observações diretas com a elaboração de diários de campo e, ao final, questionários abertos foram respondidos pelos docentes envolvidos. Os resultados indicam que o knowing e o sensemaking estão presentes no ambiente que transforma o saber através da ação. A renovação do conhecimento ocorre quando as ações são permeadas por sentidos, em que os saberes possuem significados e são explorados de forma intensa e valorosa.

Biografia do Autor

Nilson Varella Rübenich, Professor do Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios (IBGEN) e da Faculdade Cenecista e Osório (FACOS).

Doutorando em Administração pela Universidade de Caxias do Sul e Pontifícia Universidade Católica do RS (programas associados), é mestre (2007) e bacharel (2003) em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Janine Cardoso Rocha, Coordenadora de Polos EAD na Faculdade Cenecista de Osório/RS (FACOS)

Mestranda em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), bacharela em Administração pelo Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios.

Ana Cristina Fachinelli, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Ciências da Informação e da Comunicação pela Université de Poitiers, França. Professora e Pesquisadora do Centro de Ciências da Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul. Presidente executiva da Comunidad Iberoamericana de Sistemas de Conocimiento.

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Publicado

2017-02-20

Edição

Seção

Artigos