O que tem sido estudado sobre escolas de negócio? A evolução dos trabalhos e a estrutura intelectual que os suporta

Autores

  • Isabel Cristina Scafuto Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Emerson Maccari Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Fernando Serra Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Renata Moura Universidade Federal do Mato Grasso do Sul - UFMS

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n1p234

Resumo

O objetivo do artigo foi de mapear a estrutura intelectual da pesquisa sobre escolas de negócios a partir das referências das publicações nesse tema. O método utilizado para a avaliação da pesquisa existente foi uma análise bibliométrica de citação e cocitação, em conjunto com análise fatorial e escalonamento multidimensional (MDS). Os resultados apresentam quatro campos que orientam as pesquisas em escolas de negócio: Críticas ao currículo e à formação de executivos nas escolas de negócio; ações para a mudança das escolas de negócio; visão crítica das escolas de negócio como produtoras e disseminadoras de conhecimento; comportamento e pressões institucionais nas escolas de negócio.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Scafuto, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutoranda em Administração - PPGA. Mestra em Ciências da Linguagem. Especialista em Gestão e Planejamento de Eventos. Graduada em Gestão do Turismo.

Emerson Maccari, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Livre-docente em Administração pela Universidade de São Paulo - USP (2015). Doutor em Administração pela USP (2008) com Estágio Doutoral na University of Massachusetts Amherst - USA. Mestre em Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2002). Graduado em Administração (2000) e em Ciências da Computação (1996) pela FURB. Especialista em Tecnologia da Informação aplicada à Gestão de Negócios pela FURB/INPG (1999). Pesquisador Bolsista de Produtividade (PQ2/CNPq). Foi Diretor do Mestrado Profissional em Administração: Gestão de Projetos - MPA-GP - UNINOVE (2010-2012). Atualmente é Diretor do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - UNINOVE.

Fernando Serra, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Professor da Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Renata Moura, Universidade Federal do Mato Grasso do Sul - UFMS

Professora da Universidade Federal do Mato Grasso do Sul - UFMS

Downloads

Publicado

2017-02-20

Edição

Seção

Artigos