A política de cotas sociais para o acesso ao ensino superior: o caso das universidades federais mineiras
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n1p256Resumo
O presente estudo objetivou verificar se há diferença no desempenho acadêmico entre alunos que tiveram e os que não tiveram acesso às Universidades Federais mineiras via política de cotas sociais. Para tanto, considerou-se todos os cursos dessas universidades que realizaram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes em 2013. Realizou-se uma análise descritiva para caracterizar o grupo de formandos, considerando como variáveis o tipo de escola e renda familiar. Posteriormente, realizou-se uma (i) análise para aferir se o rendimento no Enade dos alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas se difere daqueles advindos de escolas particulares e; (ii) se o rendimento dos alunos ingressantes na universidade por meio das cotas sociais é inferior ao rendimento dos demais alunos; por meio da representação gráfica, da análise da estatística descritiva dos dados e do teste de diferença entre médias independentes. Identificou-se que o número de alunos oriundos de escola pública e com baixa renda é inferior ao número de alunos provenientes de escolas privadas nos cursos analisados. Além disso, os resultados demonstraram que não há uma diferença estatisticamente significativa entre o desempenho das categorias consideradas.
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