Limites da dignidade de docentes nas práticas de gestão em universidades brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n2p134Resumo
O objetivo deste artigo é analisar como as práticas de gestão mediadas por relações sociais em universidades brasileiras refletem a dignidade dos docentes. As relações de produção são permeadas por conflitos entre trabalhadores e gestores, envolvendo questões de poder, conhecimento e a necessidade de tornar as organizações mais produtivas. A metodologia utilizada para alcançar o objetivo proposto foi de natureza qualitativa, mediante entrevistas em profundidade realizadas com docentes que atuam nestas universidades. Foi possível mapear as ausências e emergências e identificar que respeito, autonomia e dignidade apareceram em alguns relatos como ausências em universidades privadas, devido à lógica produtivista predominante.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).