Limites da dignidade de docentes nas práticas de gestão em universidades brasileiras

Autores

  • Ana Lúcia Medeiros Universidade Federal do Tocantins
  • Maria Luisa Mendes Teixeira Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n2p134

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como as práticas de gestão mediadas por relações sociais em universidades brasileiras refletem a dignidade dos docentes. As relações de produção são permeadas por conflitos entre trabalhadores e gestores, envolvendo questões de poder, conhecimento e a necessidade de tornar as organizações mais produtivas. A metodologia utilizada para alcançar o objetivo proposto foi de natureza qualitativa, mediante entrevistas em profundidade realizadas com docentes que atuam nestas universidades. Foi possível mapear as ausências e emergências e identificar que respeito, autonomia e dignidade apareceram em alguns relatos como ausências em universidades privadas, devido à lógica produtivista predominante.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Medeiros, Universidade Federal do Tocantins

Professora adjunto II do curso de Ciências Econômicas e do Mestrado profissional em Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Tocantins

Maria Luisa Mendes Teixeira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie

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Publicado

2017-06-26

Edição

Seção

Artigos