Ações de marketing em instituições de ensino superior: um estudo na região do Grande ABC

Eduardo Linzmayer, Sílvio Augusto Minciotti

Resumo


O Marketing Educacional é uma importante atividade que vem sendo utilizada como fator diferencial dos serviços pelas instituições de ensino superior (IES) do Brasil. Esta pesquisa identificou e analisou as atuais ações e práticas de Marketing de 33 instituições atuantes na região do Grande ABC, bem como elas evoluíram tendo por referência dois estudos realizados anteriormente por Martins (1986) e Bittencourt (2005). A metodologia aplicada para realização deste estudo baseou-se em três etapas, uma primeira correspondendo a um levantamento bibliográfico com base nos estudos realizados, uma segunda exploratória através de entrevistas semiestruturadas e a terceira descritiva e censitária com base nas respostas obtidas dos questionários enviados para as instituições de ensino em estudo. Na pesquisa de campo, iniciada em final de 2014 e concluída em 2015, constataram-se sensíveis alterações na prática do Marketing Educacional, principalmente em relação à profissionalização dos gestores responsáveis e consolidação da área de Comunicação e Marketing nas instituições pesquisadas. Constatou-se, também, que as IES estão investindo de forma crescente seus recursos para a captação de alunos, considerando a abertura de novas instituições, novos cursos e o aumento do número de vagas, aquisições e fusões das existentes, que não têm suas vagas preenchidas. Ao final da pesquisa registraram-se as comparações entre os três estudos realizados em 1986, 2005 e este de 2015 onde foram constatadas estas alterações citadas e a crescente importância e adoção do Marketing Educacional como fator influente das mudanças dos serviços de educação, ensino e pesquisa oferecidos pelas IES.

 


Palavras-chave


Marketing educacional; Gestão de instituições de ensino superior; Região do Grande ABC

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n2p43

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista GUAL, encaminhe um e-mail para revistagual@gmail.com.

 This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.