Ações de marketing em instituições de ensino superior: um estudo na região do Grande ABC

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DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n2p43

Resumo

O Marketing Educacional é uma importante atividade que vem sendo utilizada como fator diferencial dos serviços pelas instituições de ensino superior (IES) do Brasil. Esta pesquisa identificou e analisou as atuais ações e práticas de Marketing de 33 instituições atuantes na região do Grande ABC, bem como elas evoluíram tendo por referência dois estudos realizados anteriormente por Martins (1986) e Bittencourt (2005). A metodologia aplicada para realização deste estudo baseou-se em três etapas, uma primeira correspondendo a um levantamento bibliográfico com base nos estudos realizados, uma segunda exploratória através de entrevistas semiestruturadas e a terceira descritiva e censitária com base nas respostas obtidas dos questionários enviados para as instituições de ensino em estudo. Na pesquisa de campo, iniciada em final de 2014 e concluída em 2015, constataram-se sensíveis alterações na prática do Marketing Educacional, principalmente em relação à profissionalização dos gestores responsáveis e consolidação da área de Comunicação e Marketing nas instituições pesquisadas. Constatou-se, também, que as IES estão investindo de forma crescente seus recursos para a captação de alunos, considerando a abertura de novas instituições, novos cursos e o aumento do número de vagas, aquisições e fusões das existentes, que não têm suas vagas preenchidas. Ao final da pesquisa registraram-se as comparações entre os três estudos realizados em 1986, 2005 e este de 2015 onde foram constatadas estas alterações citadas e a crescente importância e adoção do Marketing Educacional como fator influente das mudanças dos serviços de educação, ensino e pesquisa oferecidos pelas IES.

 

Biografia do Autor

Eduardo Linzmayer, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Mestre pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Professor da Escola de Engenharia e Administração do Instituto Mauá de Tecnologia.

Consultor Especialista em Gestão de Ativos e Infraestrutura do Centro de Pesquisas do Instituto Mauá de Tecnologia. Sócio Diretor da EBL Consultoria.

Sílvio Augusto Minciotti, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Administrador pelo IMES (atual USCS) em 1972. Possui mestrado (1986) e Doutorado (1993) em Administração, ambos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, tendo sido Reitor dessa Universidade. Tem experiência na área de administração, tendo sido Presidente do IBGE, Presidente da FEPASA, Diretor Geral da ARTESP e consultor de empresas. No campo acadêmico atua nos temas: Marketing Empresarial, Marketing de Serviços, Gestão Estratégica, Comportamento do Consumidor, Pesquisas de Mercado e aplicações não convencionais de Marketing.

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Publicado

2017-06-26

Edição

Seção

Artigos