Expectativas e frustrações com a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu

Autores

  • Ricardo Viana Carvalho de Paiva Centro Universitário UNA
  • Danilo de Melo Costa Centro Universitário UNA
  • Fábio Roberto Borges Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Marcus Vinicius de Paula Freitas Centro Universitário UNA

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n2p71

Resumo

A educação é um vetor para transformação de realidades na sociedade da informação e, por conta disso, as novas tecnologias vêm trazendo constantes inovações que desafiam modelos tradicionais de ensino. Ao mesmo tempo, a hipercompetitividade mercadológica exige dos profissionais atualização constante e preparação para não somente reagir, mas também transformar a partir de novos cenários. O artigo apresenta, primeiramente, um benchmarking que explora novas tendências educacionais que estão transformando a maneira como as pessoas aprendem, em exemplos como os Massive Online Courses e Cloud School. Em seguida, o artigo investiga as principais expectativas e frustrações dos profissionais que buscam na oferta de cursos de pós-graduação lato sensu um serviço capaz de atender a essas exigências, a partir do emprego da técnica de sessões generativas, proveniente do design thinking, que se enquadra como uma coleta de dados qualitativa a partir de técnicas projetivas. Os resultados mostram, do ponto de vista mercadológico, um gap significativo entre a entrega do serviço e o serviço esperado em cursos de pós-graduação lato sensu, em aspectos como a frustração com as metodologias adotadas, a deficiente incorporação de tecnologias e o distanciamento entre a prática de mercado e a preparação desempenhada em sala de aula.

Biografia do Autor

Ricardo Viana Carvalho de Paiva, Centro Universitário UNA

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Professor do Mestrado Profissional em Administração de Empresas do Centro Universitário UNA.

Danilo de Melo Costa, Centro Universitário UNA

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Brasil) com doutorado sanduíche pela York University (YorkU, Canadá).

Professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração e Coordenador do Grupo de Pesquisas em Administração no Centro Universitário UNA.

Fábio Roberto Borges, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Mercadologia e Administração Estratégica pela Universidade Federal de Minas Gerais.

 

Marcus Vinicius de Paula Freitas, Centro Universitário UNA

Mestrando no Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, junto ao Centro Universitário UNA. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991).

Professor dos cursos de MBA e Pós-graduação de Gestão Empresarial do Centro Universitário UNA.

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Publicado

2017-06-26

Edição

Seção

Artigos