Extensão em administração na Unioeste, campus Francisco Beltrão: alinhamento ou fragmentação na formação?

Autores

  • Gilberto Francisco Ceretta Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Positivo - UP
  • Rosane Calgaro Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Positivo - UP
  • João Carlos da Cunha Programa de Mestrado e Doutorado em Administração - PMDA, Universidade Positivo (UP)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n3p121

Resumo

A extensão constitui um dos elementos do tripé considerado fundamental na formação superior aliada ao ensino e à pesquisa. O objetivo deste artigo foi uma análise das práticas de extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, com foco nos projetos desenvolvidos no Curso de Administração do campus de Francisco Beltrão. A pesquisa se caracterizou como qualitativa, sendo os dados primários obtidos através de entrevistas com coordenadores dos projetos em atividade, caracterizando-se como um estudo de corte transversal. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo. A apresentação da estrutura voltada à extensão se deu através da consulta a documentos do Conselho de Pesquisa e Ensino e Extensão (CEPE) e resoluções que regulamentam tais atividades. Complementam os dados secundários do estudo os projetos das atividades em vigência no Curso de Administração no campus Francisco Beltrão. Os resultados, sob um primeiro olhar, apontam alinhamento das práticas extensionistas da Unioeste, de forma ampla, e, especificamente, do Curso de Administração do campus Francisco Beltrão. Entretanto, em uma perspectiva crítica, o estudo revela ausência de articulação da extensão com o ensino e a pesquisa, corroborando com a fragmentação na formação superior em administração.

Biografia do Autor

Gilberto Francisco Ceretta, Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Positivo - UP

Aluno de doutorado em Administração pela Universidade Positivo, Professor Assistente do Curso de Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Campus de Francisco Beltrão. Membro do Grupo de Pesquisa Gestão da Inovação e Grupo de Pesquisa em Gestão, Inovação e Contabilidade.

Rosane Calgaro, Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Positivo - UP

Aluna de doutorado em Administração pela Universidade Positivo, Professora Assistente do Curso de Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Campus de Francisco Beltrão. Membro do Grupo Multidisciplinar de Estudos Organizacionais (GMEO)

João Carlos da Cunha, Programa de Mestrado e Doutorado em Administração - PMDA, Universidade Positivo (UP)

Professor Doutor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração - PMDA, da Universidade Positivo - UP.

Downloads

Publicado

2017-11-03

Edição

Seção

Artigos