Políticas de ações afirmativas: estudo das reservas de vagas da Universidade Estadual de Santa Cruz

Autores

  • Diogo Barbosa Figueredo Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Marcelo Inácio Ferreira Ferraz Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Moema Moema Maria Badaró Cartibani Midlej Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n3p140

Resumo

Esse artigo apresenta um estudo sobre a política afirmativa na universidade pública, esta vem sendo usada como um dos instrumentos de inclusão social dos mais relevantes na história recente do país. O objetivo principal é verificar a trajetória dos estudantes do primeiro processo seletivo com a implantação do sistema de reserva de vagas na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Inicialmente, discutem-se as ações desenvolvidas na UESC para garantir que os alunos permaneçam nos cursos até a finalização. Em seguida, analisa-se o perfil socioeconômico dos candidatos que participaram do processo seletivo em 2008 por dois grupos (cota e processo universal), a partir do teste qui-quadrado. Por fim, apresenta as taxas de integralização em ambos os grupos. Os resultados evidenciam o contínuo aumento do número de bolsas que beneficiam para a permanência dos alunos e mostra, também, que mais da metade dos alunos que ingressaram na instituição com as cotas concluíram o curso de graduação. Nesse sentido, é de relevante pertinência trazer novos conhecimentos sobre os alunos que ingressaram na universidade. Com contribuição no campo das políticas de acesso, permanência e conclusão dos alunos da instituição.

Biografia do Autor

Diogo Barbosa Figueredo, Universidade Estadual de Santa Cruz

Bacharel em Ciências Econômicas e Mestre em Economia Regional e Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz

Marcelo Inácio Ferreira Ferraz, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professor Titular e Assessor chefe da Assessoria de Planejamento (ASPLAN) da Universidade Estadual de Santa Cruz

Moema Moema Maria Badaró Cartibani Midlej, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora Colaboradora do Mestrado em Economia Regional e Políticas Públicas na Universidade Estadual de Santa Cruz

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Publicado

2017-11-03

Edição

Seção

Artigos