Construindo um avião em pleno voo: a influência do conforto físico no clima organizacional de uma instituição federal de ensino superior

Autores

  • Denise Gutierrez Castro
  • Fernando Thiago
  • Eduardo de Camargo Oliva
  • Edson Keyso de Miranda Kubo
  • Wilson José de Souza Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n3p163

Resumo

Impulsionadas pelo programa brasileiro de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), as universidades federais brasileiras têm apresentado franca expansão. Com isso, em algumas unidades, os servidores realizam suas atividades em um ambiente de trabalho com instalações físicas inacabadas e em construção. Considerando que o conforto físico é uma das dimensões do clima organizacional, este artigo tem como objetivo abordar a forma como o ambiente físico influencia a formação da construção do clima organizacional. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa por meio do método exploratório. Os dados foram coletados a partir dos registros de discussões em grupo pela observação participante. Do ponto de vista da ergonomia, os funcionários desta instituição são muito afetados em função do prédio estar em construção. Os problemas apontados foram: ruídos altos, problemas de higiene e limpeza, insegurança e tremores na estrutura física. Verificou-se que os trabalhadores demonstram insegurança e preocupação com essas situações em seu ambiente de trabalho que, consequentemente, afetam a dimensão conforto físico referente ao clima organizacional. Contudo, observou-se que, mesmo diante das dificuldades avaliadas, os servidores acabam por não deixar de desempenhar suas funções.

Biografia do Autor

Denise Gutierrez Castro

Mestre em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras (2013). Tecnóloga em Automação de Escritórios e Secretariado com ênfase em Marketing pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (2008). Atualmente é Secretária Executiva do Núcleo de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do ABC.

 

Fernando Thiago

Doutor em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2011), possui especialização (pós-graduação Lato Sensu) em Gestão Pública pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2013) e em Magistério do Ensino Superior pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (2004) e graduação em Administração pela Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior (2003). Atualmente é Técnico Administrativo da Educação Superior do Campus de Alto Araguaia da UNEMAT. Atua nos seguintes temas: Administração, Gestão Pública, Gestão de Pessoas, Educação Superior e Educação Ambiental.

Eduardo de Camargo Oliva

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (1978), especialização em Recursos Humanos pela EAESP-FGV (1979), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1999) e pós-doutorado pela FEA/USP (2006). Tem experiência profissional e de pesquisa na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: governança corporativa, gestão de pessoas, comportamento organizacional. Ocupou posições executivas em indústrias nacionais e multinacionais e em universidades privada e pública.

Edson Keyso de Miranda Kubo

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) em 2011; Mestre em Administração pela Kobe University, Japão em 2001 e Bacharel em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 1997. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) , atuando nos cursos de Mestrado e Doutorado, além de ser Professor Adjunto III da Universidade Cruzeiro do Sul (Cruzeiro do Sul) em São Paulo. É membro da Associação dos Bolsistas do Governo Japonês- Monbusho (ABMON) e avaliador de projetos de pesquisa no Consulado Geral do Japão em São Paulo, para seleção de candidatos Brasileiros à bolsa MEXT. Também é filiado e participante ativo do EGOS (European Group for Organizational Studies) e dos eventos da ANPAD. É revisor do periódico Total Quality Management & Business Excellence (Qualis A1), International Journal of Human Resource Management (Qualis A1), Cadernos EBAPE (A2) e do evento Academy of Management (AoM) na área de Gestão de Pessoas. Foi coordenador da área de Gestão de Pessoas do SEMEAD da FEA/USP de 2012 a 2015. Os resultados de suas pesquisas têm sido publicados em periódicos nacionais e internacionais de impacto. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estudos Organizacionais, atuando principalmente nas seguintes áreas: gestão intercultural , gestão de pessoas e comportamento organizacional.

 

Wilson José de Souza, Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS

Mestrado em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Downloads

Publicado

2017-11-03

Edição

Seção

Artigos