A disciplina teoria da contabilidade em cursos de graduação: percepção de alunos e professores

Autores

  • Leila Chaves Cunha UNIDAVI
  • Altair Borgert UFSC
  • Flávia Renata de Souza UFSC
  • Fernando Richartz UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n3p182

Resumo

 Estudos demonstram que, no Brasil, a disciplina de Teoria da Contabilidade é oferecida tanto em fases iniciais dos cursos de graduação, quanto em fases intermediárias ou finais. Neste contexto, o objetivo do estudo consiste no confronto da percepção de professores que lecionam e alunos que já cursaram ou estão cursando a disciplina Teoria da Contabilidade nas instituições UDESC e UFSC, em relação ao momento da sua oferta. Para tal, foram elaborados dois questionários, um destinado aos professores que lecionam a disciplina, e outro direcionado aos alunos. Os resultados demonstram que, tanto os alunos da UFSC quanto os da UDESC, têm maior preferência por aulas expositivas. Ainda, aproximadamente 45% dos alunos da UDESC afirmam não ter dificuldades para acompanhar a disciplina, enquanto que na UFSC, este percentual é de 12%. Demonstra-se que 85% dos alunos pesquisados na UDESC consideram que se oferta a disciplina em momento oportuno; este percentual é de aproximadamente 41% na UFSC para o referido questionamento. Além disso, os resultados demonstram que, na percepção dos professores, os conteúdos abordados em Teoria da Contabilidade contribuem significativamente para o processo ensino/aprendizagem das disciplinas ministradas posteriormente. Considerando-se os resultados apresentados, pode-se inferir que conteúdos abordados na disciplina Teoria da Contabilidade contribuem para o desenvolvimento de conceitos abordados em fases posteriores. 

Biografia do Autor

Leila Chaves Cunha, UNIDAVI

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2013). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Administração e Contabilidade da Universidade Regional de Blumenau - FURB, professora e coordenadora do curso de Ciências Contábeis na UNIDAVI

Altair Borgert, UFSC

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Professor associado no curso de Ciências Contábeis  da Universidade Federal de Santa Catarina.

Flávia Renata de Souza, UFSC

Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina - PPGC UFSC (2014). Doutoranda em Contabilidade do PPGC UFSC.

Fernando Richartz, UFSC

Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - UFSC. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - UFSC.

Downloads

Publicado

2017-11-03

Edição

Seção

Artigos