Atributos demográficos e satisfação de universitários com sua instituição de ensino

Autores

  • Andreia de Oliveira Santos Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Uajara Pessoa Araujo Programa de Pós-graduação em Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Italo Brener de Carvalho Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Caissa Veloso e Sousa Centro Universitário Unihorizontes
  • Lilian Bambirra de Assis Programa de Pós-graduação em Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n3p272

Resumo

Gestor de Instituição de Ensino Superior privada tem responsabilidades pedagógicas e mercadológicas, incluindo o atendimento de expectativas dos alunos, circundantes ao aprendizado. O empreendimento deve atrair e manter universitários que buscam capacitação para estender sua empregabilidade a custo compensador em ambiente acolhedor às tais expectativas. No Brasil, onde já dispõe de métrica oficial avaliadora da qualidade-fim do curso, cabe ao gestor adotar meios próprios para acompanhar a performance quanto a fatores como Empatia, Confiabilidade e Responsividade percebidos, que afetam a satisfação (daí, a propensão de continuidade), cuja atribuição está na ordem do sujeito, mas que, agrupados, podem estar relacionados com características demográficas. Com propósito de investigar a atuação desses conjecturados preditores no hiato expectativa-percepção do serviço, foi aplicada uma survey com escala derivada da SERVQUAL sobre 289 alunos de Administração, constituindo banco de dados submetido à análise multivariada. Sexo, Idade, Renda, Tipo de escola de origem (pública ou privada) e Atuação profissional não foram encontrados como significativos para antecipar a satisfação, obrigando ao gestor a lidar com diferenças de percepção pessoalíssimas, sem o conforto de confiar em esquemas classificadores.

Biografia do Autor

Andreia de Oliveira Santos, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestre em Administração, professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Uajara Pessoa Araujo, Programa de Pós-graduação em Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutor em Administração e Professor do Programa de Pós-graduação em Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Italo Brener de Carvalho, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestre em Administração, professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Caissa Veloso e Sousa, Centro Universitário Unihorizontes

Doutora em Administração, professora da Faculdades Novos Horizontes

Lilian Bambirra de Assis, Programa de Pós-graduação em Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutora em Administração, professora do Programa de Pós-graduação em Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

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Publicado

2017-11-03

Edição

Seção

Artigos