As atividades de extensão como compromisso social: um estudo de caso no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e na Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Autores

  • Raquel Matys Cardenuto Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Carla Cristina da Silveira Trilha Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Fernando Pacheco Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Manoela Müller de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Wagner Alves Maciel Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n4p134

Resumo

Neste artigo buscou-se compreender a importância das atividades de extensão nas Instituições de Ensino Superior (IES), realizada de forma articulada entre pesquisa e ensino, promovendo a interdisciplinaridade, como um dos meios para o alcance do compromisso social. Trata-se de um estudo de casos, onde por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e na Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) identificou-se as ações e projetos desenvolvidos nos anos de 2012 a 2015. Após análise dos dados, verificou-se que as duas instituições possuem políticas bem definidas, estando comprometidas com a extensão universitária, fomentando o desenvolvimento de seus projetos e ações por meio de editais, com alocação de recursos próprios e captação de recursos externos. Observou-se que o fortalecimento da cultura extensionista é um dos grandes desafios dos gestores de IES, sendo que a sensibilização e integração da comunidade acadêmica torna-se fundamental para que a extensão possa atender suas finalidades enquanto elo transformador entre a universidade e a sociedade.

Biografia do Autor

Raquel Matys Cardenuto, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Técnica Administrativa em Educação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAU/UFSC).

Carla Cristina da Silveira Trilha, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Técnica Universitária da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAU/UFSC).

Fernando Pacheco, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professor da Faculdade de Capivari (FUCAP), mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAU/UFSC).

Manoela Müller de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Técnica Universitária da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAU/UFSC).

Wagner Alves Maciel, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Analista Educacional da Faculdade SENAC - Florianópolis/SC e professor do Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI), mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAU/UFSC).

 

Downloads

Publicado

2017-12-20

Edição

Seção

Artigos