Metodologia para identificação de fatores estratégicos para acompanhamento sistemático da evasão em cursos de graduação

Ivan Londero Hoffmann, Raul Ceretta Nunes, Felipe Martins Muller, Debora de La Vega Hoffmann

Resumo


A evasão no ensino superior é um fenômeno complexo e representa uma preocupação na gestão das instituições de ensino superior (IES). No Brasil, inexiste orientação oficial para sistematização da coleta e cálculo da evasão. Este trabalho apresenta uma metodologia que permite a identificação de fatores estratégicos capazes de sustentar um acompanhamento sistemático da evasão. O trabalho foi dividido em duas etapas. Na primeira etapa foi realizada uma sistematização dos dados do ambiente do estudo de caso, para a análise da evasão, utilizando como fonte de dados o Censo. O resultado foi que a partir do modelo de dados do Censo, os indicadores podem ser extraídos de forma sistemática envolvendo todos os cursos e centros de ensino da IES. Na segunda etapa da pesquisa, buscou-se o conhecimento tácito de especialistas da instituição formado por docentes que passaram na função de coordenação de cursos. Esta etapa utilizou o método Delphi de pesquisa científica, para definir de forma consensual, quais fatores são mais importantes nas causas da evasão. Como resultado elaborou-se um painel no qual são elencadas, de acordo com os especialistas, as principais causas de evasão. A partir deste painel, é possível elaborar estratégias e ações que permitam minimizar estes fatores e sua influência nos índices de evasão da instituição.

Palavras-chave


Evasão; Gestão do conhecimento; Censo da educação superior; Delphi

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DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n4p157

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Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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