Demonstração de valor adicionado na instituição de educação superior: evidências do mercado de capitais brasileiro

Autores

  • Annor da Silva Junior Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Vitor Correa da Silva Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Mariana Ramos de Melo Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Priscilla de Oliveira Martins-Silva Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n4p22

Resumo

Verificou-se neste estudo como ocorre a geração e a distribuição de riquezas em Instituições de Educação Superior (IES) brasileiras que se configuram como companhias abertas listadas na Bolsa Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBovespa). Articulou-se teoricamente o corpo de conhecimento acerca da responsabilidade social corporativa (RSC), do balanço social e da demonstração de valor adicionado (DVA). A DVA é uma demonstração contábil que evidencia a geração e a distribuição de riquezas de companhias. Metodologicamente, realizou-se um estudo de natureza quantitativa e descritiva. Os dados foram coletados por meio da ferramenta Comdinheiro junto a cinco companhias no período de 2010 a 2015. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva dos indicadores de geração e de distribuição de riquezas. Os resultados indicam uma geração de aproximadamente 27,8 bilhões de reais em riqueza no período. O quadro de funcionários foi o agente que recebeu a maior parcela de riqueza, indicando coerência em relação à atividade dessas companhias, qual seja, a educação superior. Como reflexão torna-se necessário repensar a RSC, principalmente em termos da comparação entre a atuação e a transparência de companhias abertas e instituições sem finalidade lucrativa na educação superior brasileira.

Biografia do Autor

Annor da Silva Junior, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutor em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Vitor Correa da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestre em ciências contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutorando em administração pela UFES.

Mariana Ramos de Melo, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduada em ciências contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Mestranda em administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Priscilla de Oliveira Martins-Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Downloads

Publicado

2017-12-20

Edição

Seção

Artigos