O papel do professor-gestor em uma instituição federal de ensino superior de Alagoas: um estudo na UFAL/Campus Arapiraca
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n4p327Resumo
Os docentes são os responsáveis pela gestão da universidade, por meio de práticas gerenciais, decisões e ações que viabilizam o alcance dos objetivos organizacionais. O propósito da presente pesquisa foi caracterizar o papel do professor-gestor na UFAL/Campus Arapiraca. O refencial teórico do trabalho foi composto de temas como papel de professor de ensino
superior, gestão universitária e papel de professor-gestor. Trata-se de um estudo de caso de
cunho qualitativo e exploratório. Para alcançar o objetivo proposto foram realizadas cinco
entrevistas com professores, baseadas em um roteiro semiestruturado, as quais foram gravadas e transcritas. A Análise de Conteúdo foi adotada para análise dos dados. Os dados coletados mostraram que ao assumir o papel de gestor na IFES, o professor não possui uma preparação para a atividade administrativa e que esse aprendizado acontece durante o exercício do papel. No que se refere à construção do papel de gestor, observa-se que este processo se dá cotidianamente, baseando-se em experiências individuais e entre erros e acertos. Como também, os grupos que interagem com os gestores dão suporte para que eles desempenhem as atividades e assim também colaboram para construção do papel de professor-gestor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).