O papel do professor-gestor em uma instituição federal de ensino superior de Alagoas: um estudo na UFAL/Campus Arapiraca

Autores

  • Maria Marques dos Santos Magalhães Universidade Federal de Alagoas.
  • Milka Alves Correia Barbosa Universidade Federal de Alagoas.
  • José Rodolfo Tenório de Lima Universidade Federal de Alagoas
  • Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n4p327

Resumo

Os docentes são os responsáveis pela gestão da universidade, por meio de práticas gerenciais, decisões e ações que viabilizam o alcance dos objetivos organizacionais. O propósito da presente pesquisa foi caracterizar o papel do professor-gestor na UFAL/Campus Arapiraca. O refencial teórico do trabalho foi composto de temas como papel de professor de ensino
superior, gestão universitária e papel de professor-gestor. Trata-se de um estudo de caso de
cunho qualitativo e exploratório. Para alcançar o objetivo proposto foram realizadas cinco
entrevistas com professores, baseadas em um roteiro semiestruturado, as quais foram gravadas e transcritas. A Análise de Conteúdo foi adotada para análise dos dados. Os dados coletados mostraram que ao assumir o papel de gestor na IFES, o professor não possui uma preparação para a atividade administrativa e que esse aprendizado acontece durante o exercício do papel. No que se refere à construção do papel de gestor, observa-se que este processo se dá cotidianamente, baseando-se em experiências individuais e entre erros e acertos. Como também, os grupos que interagem com os gestores dão suporte para que eles desempenhem as atividades e assim também colaboram para construção do papel de professor-gestor.

Biografia do Autor

Maria Marques dos Santos Magalhães, Universidade Federal de Alagoas.

Graduação em Administração pela Universidade Federal de Alagoas.

Milka Alves Correia Barbosa, Universidade Federal de Alagoas.

Doutorado em Administração pelo PROPAD/UFPE. Professora do Curso de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC)/UFAL

José Rodolfo Tenório de Lima, Universidade Federal de Alagoas

Mestrado em Administração (2010) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do curso de Administração Pública na Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca.

Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutorado em Administração pelo PROPAD/UFPE. Professora do Colegiado de Administração da Universidade Federal do Vale do São Francisco

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Publicado

2017-12-20

Edição

Seção

Artigos