O efeito moderador da motivação interna e externa e do controle volitivo na experiência de consumo: uma análise sob a ótica do ensino a distância

Autores

  • Renata de Sousa da Silva Tolentino Universidade FUMEC
  • Cid Gonçalves Filho Universidade FUMEC
  • Cristiana Fernandes de Muylder Universidade Fumec
  • Plínio Rafael Reis Monteiro Universidade Federal de Minas Gerais/Professor e Coordenador de Curso
  • Ricardo José Vaz Tolentino Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n4p90

Resumo

O modelo contemporâneo da Educação a Distância (EaD) contempla métodos, bases e padrões em desenvolvimento cujos critérios de qualidade ainda estão sendo estabelecidos e testados. Ademais, os motivos que levam os alunos a se matricularem em curso à distância são diversificados, sendo por vezes motivados por fatores extrínsecos (questões de tempo, distância física e condições financeiras) ou intrínsecos (afinidade, curiosidade e valorização do auto aprendizado). Este estudo buscou comparar se as motivações dos discentes influenciam o processo de avaliação da experiência com a modalidade de EaD. O estudo contemplou a elaboração de um modelo de avaliação da qualidade de ensino e dos serviços e com variáveis mediadoras (satisfação e imagem) e consequências comportamentais (orgulho, arrependimento e lealdade). Foi feito um levantamento com uma amostra de alunos de uma instituição que recentemente adotou o EaD como parte complementar as disciplinas presenciais. A amostra foi dividida de acordo com a maior motivação intrínseca ou extrínseca em relação a disciplina de EaD e foram testados modelos estruturais pelo método de PLS, onde se aplicou o teste de Smith-Satterthwait para verificar diferenças entre os modelos estruturais dos grupos, bem como das suas médias. Os resultados mostraram que alunos motivados internamente (com controle sobre seu comportamento) e externamente (sem controle sobre seu comportamento) avaliam e compreendem a experiência de ensino de forma distinta, sendo tais constatações o ponto de partida para fomentar o debate que considerou as implicações teóricas, práticas, limitações e caminhos para investigações futuras.

Biografia do Autor

Renata de Sousa da Silva Tolentino, Universidade FUMEC

Doutoranda em Administração pela Universidade FUMEC

Professora da Universidade FUMEC

Cid Gonçalves Filho, Universidade FUMEC

Doutorado em Administração pela UFMG
Professor Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em AdministraçãoUniversidade Fumec

Cristiana Fernandes de Muylder, Universidade Fumec

Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade de Viçosa

Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade FUMEC

Plínio Rafael Reis Monteiro, Universidade Federal de Minas Gerais/Professor e Coordenador de Curso

Doutor em Administração

Coordenador do TIME UFMG – CEPEAD/FACE/UFMG
Coord. do Curso de Administração da UFMG

Ricardo José Vaz Tolentino, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Mestre em Tecnologia 

Engenheiro Civil  - Defesa Civil de Belo Horizonte

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Publicado

2017-12-20

Edição

Seção

Artigos