Fatores motivadores para permanência dos discentes do curso de administração pública UAB/UNEMAT
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n2p156Resumo
A Educação a Distância (EaD) é uma prática educativa que está consolidada no mundo. A Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) faz parte do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP) e oferta o curso de Bacharelado em Administração Pública através da Diretoria de Educação a Distância. O processo de formação na modalidade EaD é influenciado por uma série de fatores que devem ser considerados. A pesquisa quali-quantitativa buscou descobrir quais fatores mais influenciam os alunos a permanecerem no curso, através da análise do perfil do aluno e dimensões que envolvem o contexto deste aluno frequente no final do curso. Como resultado, obteve-se um perfil de aluno amadurecido, pertencente à baixa e média classe média, responsável, que se relaciona bem com a família, colegas de sala e tutores presenciais; que encontraram diversas dificuldades relacionadas aos contextos geográficos, logísticos e tecnológicos, mas souberam superá-las, mediante apoio da família e motivação para uma vida melhor (profissionalmente e financeiramente) após a conclusão do curso. Como sugestão de melhoria, propõe-se a adoção de métodos de ensino que atenda as especificidades, maior interação com os professores, uso de diversos mecanismos de comunicação, ação política da UNEMAT para cobrar melhorias nos acessos aos polos e a implantação da Avaliação Institucional no final de cada semestre letivo.Downloads
Publicado
2018-06-11
Edição
Seção
Artigos
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).