Fatores motivadores para permanência dos discentes do curso de administração pública UAB/UNEMAT

Autores

  • Gustavo Domingos Sakr Bisinoto Universidade do Estado de Mato Grosso http://orcid.org/0000-0001-9801-490X
  • Marlene Valerio dos Santos Arenas Universidade Federal de Rondônia
  • Osmar Siena Universidade Federal de Rondônia
  • Luciano Santos Magalhães Universidade Federal de Rondônia
  • Eriton Holanda de Sousa Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n2p156

Resumo

A Educação a Distância (EaD) é uma prática educativa que está consolidada no mundo. A Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) faz parte do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP) e oferta o curso de Bacharelado em Administração Pública através da Diretoria de Educação a Distância. O processo de formação na modalidade EaD é influenciado por uma série de fatores que devem ser considerados. A pesquisa quali-quantitativa buscou descobrir quais fatores mais influenciam os alunos a permanecerem no curso, através da análise do perfil do aluno e dimensões que envolvem o contexto deste aluno frequente no final do curso. Como resultado, obteve-se um perfil de aluno amadurecido, pertencente à baixa e média classe média, responsável, que se relaciona bem com a família, colegas de sala e tutores presenciais; que encontraram diversas dificuldades relacionadas aos contextos geográficos, logísticos e tecnológicos, mas souberam superá-las, mediante apoio da família e motivação para uma vida melhor (profissionalmente e financeiramente) após a conclusão do curso. Como sugestão de melhoria, propõe-se a adoção de métodos de ensino que atenda as especificidades, maior interação com os professores, uso de diversos mecanismos de comunicação, ação política da UNEMAT para cobrar melhorias nos acessos aos polos e a implantação da Avaliação Institucional no final de cada semestre letivo.

Biografia do Autor

Gustavo Domingos Sakr Bisinoto, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestrando em Administração Pública pela Universidade Federal de Rondônia. Especialista em Gestão Pública pela Faculdade de Pimenta Bueno - FAP e Especialista e Docência e Gestão Educacional pela Faculdade do Pantanal - FAPAN. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT e Tecnólogo em Administração de Pequenas e Médias Empresas pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. Atua como Servidor Público do Campus de Cáceres pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Prestador de Serviço pela Faculdade do Pantanal - FAPAN e Coordenador do Curso de Bacharelado em Administração Pública pela Universidade Aberta do Brasil - UAB.

Marlene Valerio dos Santos Arenas, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Ciências Contábeis (1986), em Administração (1989), graduação em Esquema I-licenciatura de 1º e 2º graus (1991) pela Universidade Federal de Rondônia, em Direito (2013) pela Faculdade de Rondônia, Pós-graduação em Metodologia de Ensino Superior (1995)pela Universidade Federal de Rondônia, mestrado em Engenharia da Produção (1999) pela Universidade Federal de Santa Catarina (conceito 5 CAPES) e Doutora em Administração (2013) pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (Conceito 7 CAPES), com pesquisa em Assédio moral e saúde no trabalho do servidor público do judiciário: implicações psicossociais; em licitações sustentáveis. Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal de Rondônia, contadora aposentada do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia e Perita do Juiz da Justiça Federal. Participa como pesquisadora do Grupo de Pesquisa - Centro de Estudos Interdisciplinar em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia - CEDSA/UNIR/CNPq e líder do Grupo de Pesquisa "Estudos Interdisciplinares em Contabilidade e Gestão Organizacional" UNIR/CNPq.Tem experiência na área de educação, auditora na área pública, atuando principalmente nos seguintes temas: administração pública, auditoria pública, planejamento e gestão governamental, contabilidade pública, transferências constitucionais, convênios, contabilidade de custos, licitações e contratos.

Osmar Siena, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Engenharia de Produção (2002) e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1993), Brasil (BR). Graduado em Física pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (1980), Brasil (BR). É professor de carreira da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Brasil, desde 1983, atualmente na Classe Titular, atuando como docente e pesquisador do Curso de Graduação e de Mestrado em Administração e Docente dos Programas de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DHJUS), com foco nas temáticas: Inovação e Sustentabilidade, Indicadores de Sustentabilidade, Métodos de Pesquisa em Administração (Ciências Sociais Aplicadas) e Políticas Públicas e Desenvolvimento da Justiça.. Na atividade docente atua nas disciplinas: Metodologia da Pesquisa em Administração, Indicadores de Desenvolvimento Sustentável e Inovação e Sustentabilidade. Nos últimos anos desenvolveu e coordenou projetos de pesquisa sobre: indicadores de sustentabilidade, sustentabilidade dos produtos florestais não madeiráveis do Estado de Rondônia (BR) e Indicadores de Desenvolvimento Sustentável no âmbito municipal. Líder do Grupo de Pesquisa Centro de Estudos para o Desenvolvimento Regional (CDR/UNIR). Possui publicações em periódicos de reconhecida qualidade, voltadas para a discussão de indicadores de sustentabilidade, ambientalismo na Amazônia, Unidades de Conservação na Amazônia e Produtos Florestais Não Madeiráveis. Tem experiência na área de Gestão Acadêmica e Administrativa. Na Universidade Federal de Rondônia ? UNIR (BR) já exerceu as funções de: Coordenador do Mestrado em Administração (2010 a 2012); Pró-Reitor de Graduação (1986-1988), Diretor de Unidade Acadêmica (1988-1989); Pró-Reitor de Planejamento (1994; 2003-2006; 2012-2016) e Reitor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR - Brasil) (1994-1998).

Luciano Santos Magalhães, Universidade Federal de Rondônia

Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Rondônia (2016). Bacharel em Psicologia pela Faculdade de Rolim de Moura (2012). Possui interesse e atua em planejamento comunicativo em programas de pós-graduação e demais setores universitários. Atua em como professor-pesquisador, em tutorias e orientações na UAB/Unemat. É membro do corpo docente da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP/MT) no Curso Introdutório em Saúde da Família. Atua como assessor em Planejamento Estratégico. É servidor técnico-administrativo da Universidade Federal de Rondônia, atuando como Secretário do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais.

Eriton Holanda de Sousa, Universidade Federal de Rondônia

Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Rondônia (2016). Possui graduação em História pela Universidade Federal do Acre (2000). Gestor de Políticas Públicas do Governo do Estado do Acre (desde 2006). Atualmente é tutor à distância Governância Pública e Gestão Administrativa do instituto Infoco . Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Política e Planejamento Governamentais, atuando principalmente nos seguintes temas: eficácia, inovação e gestão pública.

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Publicado

2018-06-11

Edição

Seção

Artigos